Automação

Tecnologia IP em câmeras: conheça suas inúmeras vantagens

Tecnologia IP em câmeras

Câmeras IP vieram para ficar. Na verdade, quem já opera sistemas de segurança eletrônica com CFTV IP se questiona sobre como ficar sem elas. A tecnologia IP em câmeras e os recursos oferecidos fazem toda a diferença nas novas possibilidades que agregam a um projeto, seja grande ou pequeno.

Assim, gravar sons e imagens, realizar zoom, acionar alarmes e fazer contagem de pessoas ou de veículos em uma área estão entre as atividades possíveis. E as câmeras IP oferecem ainda mais resultados: sua principal característica é poder se comunicar com um computador ou Smartphone em qualquer lugar.

Continue a leitura e descubra as inúmeras vantagens da tecnologia IP em câmeras.

Quais são as características das câmeras IP?

IP é a sigla para Internet Protocol — ou Protocolo de Internet. Quando um equipamento possui um endereço IP, ele pode se comunicar com outros, assim como você faz para navegar na internet ou se conectar a outros computadores em seu trabalho ou sua casa, por exemplo.

Por sua vez, uma câmera IP é, na verdade, uma câmera de vídeo que pode ser controlada por meio de uma rede IP. Isso significa que você pode acessá-la de onde estiver, inclusive a partir de seu Smartphone.

A tecnologia empregada nas câmeras IP é eficientemente utilizada para a transmissão de dados, áudio e vídeo. Para fins de monitoramento em segurança eletrônica, é o que se tem disponível e acessível de mais inovador.

No caso específico das câmeras, o seu maior atrativo são as imagens produzidas em alta definição. Os modelos atualmente disponíveis no mercado são compatíveis com as tecnologias de rede Ethernet e Wi-Fi. Na verdade, as vantagens de sua utilização nos sistemas de monitoramento são muitas e serão abordadas adiante.

Quais são as principais diferenças para as câmeras analógicas e HD?

De modo geral, as câmeras analógicas apresentam maiores restrições para a sua utilização e na qualidade de imagem, que é inferior. No universo da captura e transmissão, as câmeras analógicas estavam com seus dias contados, mas graças à tecnologia HD ganharam uma sobrevida.

O sistema de alta definição permite um upgrade nas analógicas aprimorando sua qualidade de imagem, mas exigindo alguma adaptação no equipamento. As câmeras IP, por sua vez, já são preparadas para a versatilidade que delas se espera e são fornecidas no mercado com excelente qualidade de imagem.

Em um mundo altamente conectado, a facilidade de transmissão de áudio e vídeo pelas câmeras IP faz delas a melhor opção. Veja, a seguir, as principais vantagens oferecidas pelo sistema de câmeras IP, especialmente para os serviços de monitoramento em segurança eletrônica.

Quais são as vantagens das câmeras IP?

De maneira geral, a capacidade de gerar imagens digitais e transmiti-las em uma rede IP caracteriza as principais vantagens desse tipo de câmera. No entanto, suas vantagens vão muito além, como pode ser visto a seguir.

Melhor qualidade das imagens

Em um sistema de Circuito Fechado de Televisão IP (CFTV IP), as imagens são geradas e gravadas em formato digital a partir da própria câmera. Assim, quando captura e gera uma imagem, a câmera IP pode oferecer uma alta resolução, o que significa melhor qualidade nas imagens.

Por sua vez, como não padece de oscilações comuns à opção analógica, por exemplo, é capaz de fornecer imagens mais estáveis e nítidas. Além disso, permite que seja aplicado zoom sem provocar distorção.

Infraestrutura eficaz

A infraestrutura requerida para a operação de câmeras IP pode dispor de facilidades desenvolvidas pela tecnologia. Desse modo, por exemplo, enquanto as analógicas necessitam de dois cabos (transmissão de dados e alimentação), as IP podem fazer uso do recurso PoE (Power over Ethernet), transmitindo dados e alimentação por um mesmo cabo.

Além disso, as câmeras IP podem ser conectadas diretamente à rede para sua transmissão e para seu controle. No caso analógico, é necessário um gravador DVR para conversão em sinal transmissível pela rede.

Facilidade de instalação

A instalação de câmeras IP pode fazer uso da infraestrutura porventura já existente na empresa. Ao mesmo tempo, a facilidade de instalação de seus componentes permite que seja realizada pela mesma equipe que cuida da rede, a partir de orientações técnicas específicas.

Além disso, é possível utilizar a rede Wi-Fi e, com isso, eliminar boa parte da necessidade de instalar cabos de rede. A facilidade de instalação é ainda maior por não necessitar de gerenciador de imagem (DVR).

Integração áudio-vídeo

Diversos modelos de câmeras IP possuem um sistema de áudio integrado ao vídeo. Essa é uma grande vantagem que permite armazenar, junto com as imagens, os sons captados do ambiente dentro de seu raio de ação, sem a necessidade de equipamento complementar.

Existem câmeras IP que permitem o áudio bidirecional, isto é, além de receber o som do ambiente, também são capazes de enviar sinais para alto-falantes. Essa característica é de importância para a automatização de alarmes.

Possibilidade de análise inteligente

Uma vez que constituem dispositivos independentes, as câmeras IP podem oferecer a chamada análise inteligente. Câmeras inteligentes são aquelas que captam e avaliam dentro de certos parâmetros a imagem que foi capturada.

Nesse sentido, por exemplo, ao detectar movimento, a câmera pode acionar um alarme. Do mesmo modo, em um trecho de fluxo, realizar contagem de pessoas, além do reconhecimento facial ou de placas de veículos que transitam.

Flexibilidade operacional

A capacidade e os recursos embarcados em câmeras IP concedem maior flexibilidade operacional. Assim, por exemplo, podem ser obtidas tomadas de 360º em imagem panorâmica. Da mesma forma, o número de câmeras instaladas, quando comparado com as analógicas, pode ser menor.

A diversidade de modelos e tipos de softwares que operam câmeras IP permite adequação aos projetos de sistemas de segurança eletrônica como a utilização de software VMS. Com isso, amplia-se a capacidade de gestão das câmeras instaladas, sem a necessidade de adaptações e de inclusão de outros equipamentos intermediários.

Relação custo-benefício favorável

Embora apresente custo inicial um pouco maior, os recursos disponibilizados constituem a melhor relação custo-benefício. As possibilidades tornam-se quase ilimitadas em razão das conexões viabilizadas e da inteligência embarcada.

Assim, leve em conta a qualidade das imagens obtidas, a vida útil do equipamento e os recursos de conexão, e a opção final será pela câmera IP. Tudo isso permite configurações que atendam às demandas reais apresentadas pelo projeto de monitoramento em segurança eletrônica com circuito de CFTV IP.

Como implantar a tecnologia de câmeras IP?

A implantação de um sistema de câmeras IP deve contar com a assistência de profissionais experientes, em especial na elaboração do projeto. É preciso identificar as necessidades reais e definir o equipamento mais adequado.

Ao mesmo, é indispensável poder contar com um fornecedor especializado, capaz de auxiliar na seleção da tecnologia mais indicada e com melhor custo-benefício. Nesse sentido, leve em conta a experiência da Dimensional, que oferece os menores prazos e disponibiliza profissionais capacitados e experientes.

Você acabou de conhecer as vantagens apresentadas pela tecnologia IP em câmeras, e como elas ampliam a capacidade operacional de um sistema de segurança eletrônica.

Considere a variedade de equipamentos e serviços oferecidos e conheça a loja online da Dimensional, com tudo o que você e a sua empresa precisam para implantar um sistema de câmeras IP.

Comentários