Material elétrico

Qual a diferença principal entre soft start e inversor?

Soft start é um dispositivo que serve para suavizar a partida do motor por meio do circuito de potência, entretanto não controla a velocidade do motor. A principal vantagem de utilizar o soft start é ter controle da tensão na aceleração e desaceleração. Também não provoca arco elétrico como outras chaves de partidas mecânicas.

O inversor é um dispositivo de partida eletrônica que controla a velocidade do motor, também é utilizado para partida suave. Os inversores proporcionam rendimento de 90% em toda velocidade, suprimem correntes de partidas elevadas, viabilizando a partida em rampa, evitam aquecimentos anormais, entre outros.

Saiba o que é soft start e inversor, conheça as principais diferenças entre eles neste blog post.

Entendendo o método de partida.

Para entender o funcionamento do soft start, é importante saber que a intensidade e o tempo da corrente de partida dependem do estado em que o motor está partindo. Quanto maior a carga, maior a corrente inicial, o que pode chegar a dez vezes superiores a nominal de operação.

A partida direta de motor pode ser feita ligando o motor à linha de potência. Porém, é necessário que a corrente seja alta para dar início ao movimento e a corrente elevada pode resultar em consequências prejudiciais como, por exemplo, tensão no sistema de alimentação e consequente estrago dos equipamentos instalados. Para reduzir a corrente, existem ferramentas para reduzi-la.

Se os métodos de partida direto não passíveis de utilização, os métodos de partida indiretos os substituem. Quando a partida direta na rede não é possível, pode-se utilizar os métodos de partidas indiretos para controle do pico de corrente, são métodos indiretos:

  • chave estrela triângulo;
  • chave compensadora (ou com autotransformador);
  • soft starter; e
  • partida com inversor de frequência.

Soft start.

Como explicado, soft start é usado para partidas indiretas com a finalidade de suavizar a partida do motor para protegê-lo de alta tensão. A proteção acontece com a redução da tensão aplicada ao motor pelo ajuste do ângulo de disparo de tiristores SCR (Retificador Controlado de Silício). Esse ajuste evita correntes elétricas elevadas e golpes durante a partida, suavizando a movimentação da carga.

Soft start é um dispositivo microprocessado ou microcontrolado. Devido a sua alta tecnologia e versatilidade garante desempenho apropriado e confiabilidade. Por isso, substitui a chave estrela triângulo, compensadora e a chave de partida direta.

Inversor.

Os inversores de frequência ou partida eletrônicos são usados em várias aplicações industriais, esse tipo de acionamento já está incorporado a eletrodomésticos como, por exemplo, máquinas de lavar roupas.

A função do inversor é o acionamento controlado da velocidade de rotação de motores elétricos a corrente alternada (AC).

Tipos de inversores.

Existem dois tipos de inversores de frequência: escalar e vetorial. O inversor do tipo escalar funciona tendo como referência uma curva V/F (tensão por frequência). Ou seja, para manter o torque constante na carga, quando variar a frequência de alimentação do motor, o inversor escalar altera a tensão de alimentação.

Esse inversor proporciona a parametrização da curva V/F, por isso, é indicado para partidas amenas.

A diferença entre o inversor escalar e o vetorial é que o vetorial não tem curva parametrizada, a variação desses circuitos são em relação a tensão e a frequência do motor.

Analisando bem, os inversores e soft starts são totalmente diferentes um do outro, cada um tem uma determinada utilização, enquanto o soft start suaviza as partidas, o inversor controla a velocidade, entre tantas outras diferenças.

Esse blog post esclareceu suas dúvidas? Espero que sim! Mas não se preocupe, pois esse assunto será abordado em outras publicações, fique atento ao nosso blog.

Fale conosco e conheça esses e outros dispositivos de alta qualidade, fornecidos por empresas éticas e comprometidas com a segurança como o Schneider Electric.

Forte abraço e até a próxima!

Dimensional | A Sonepar Company

Comentários