Automação

Planejamento e controle de produção: qual a importância e como fazer?

planejamento e controle da produção

Para uma empresa ter sucesso é essencial que seus gestores preparem uma programação para todo o ciclo de atividades da organização. Nessa perspectiva, o planejamento e controle da produção é um conjunto de ações cada vez mais exigido pelo mercado e, caso as companhias utilizem essa dinâmica, será muito mais fácil levar o negócio adiante e extrair um melhor desempenho.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para apresentar mais informações sobre como funciona o planejamento e controle das atividades industriais e qual a importância desse processo para as ações da organização. Acompanhe!

O que é planejamento e controle da produção?

Ter uma boa gestão é uma característica fundamental para que uma empresa possa crescer de maneira saudável e seja referência no que produz. Por isso, o processo de planejamento e controle da produção — PPC surge com uma metodologia de integração da logística dos principais serviços da organização.

Uma operação eficaz, eficiente e econômica de uma unidade fabril depende diretamente da integração do sistema de planejamento e controle da produção . Essas duas etapas de gestão seguem desde a fase de adaptação do design do produto, por exemplo, até a finalização do ciclo de atividades.

O planejamento e controle da produção se inicia após a tomada de decisões sobre os sistemas e os processos de projeto para a elaboração. Dessa forma, essa dinâmica analisa os benefícios econômicos e a eficiência da linha de manufatura de forma a tornar todos os serviços enxutos e com grande eficácia.

O PPC pode ser entendido como a ação de sintonizar uma guitarra. O planejamento envolve a afinação do instrumento a partir da definição ideal de como esse processo será executado, por meio da análise auditiva ou até mesmo por alguma ferramenta analógica ou digital. Na etapa de controle, é necessário ouvir a melodia e observar se a combinação dos estágios resulta na replicação correta do som da corda.

Da mesma forma, a organização tem à disposição o design do seu sistema de gestão para a etapa de programação, controlando o fluxo de trabalho, o tempo, os recursos, o esforço e os custos inerentes.

Ainda, as medidas de controle são planejadas para garantir que todos os indicadores sejam monitorados e verificados a todo momento. Sobretudo, uma linha fluida retorna medidas de sucesso e produtos com alto nível de qualidade.

Qual a importância desse processo para as empresas?

Os benefícios do processo de planejamento e controle da produção são facilmente observados nas organizações que executam adequadamente essa atividade. Ela garante que a capacidade ideal seja alcançada a partir de agendamentos dos serviços de forma precisa, sem que ocorram longos períodos de inatividade ou uso excessivo dos maquinários.

Além disso, essa ação assegura que o estoque esteja sempre em níveis ótimos, impedindo que haja excesso ou insuficiência de matérias-primas e produtos necessários para o ciclo.

Da mesma forma, há a certificação de que o período desprendido para a realização das atividades seja adequado. É importante destacar também que, caso essas ações sejam negligenciadas, é muito provável que a qualidade do produto decresça consideravelmente.

O planejamento produtivo lida diretamente com os conceitos básicos da fabricação, indicando o que, quando e quanto deve ser executado de uma determinada atividade ou produto.

Como o planejamento e controle da produção pode auxiliar as atividades?

O planejamento e controle da produção está atrelado a várias ações dentro da empresa, envolvendo os mais diversos setores. As principais atividades desse processo seguem um fluxo de trabalho para obter os melhores resultados e, portanto, variam de acordo com as modificações internas da organização.

Por isso, separamos as principais etapas de produção dessa dinâmica durante o fluxo de atividades na indústria. Confira!

Previsão da demanda ou previsão de vendas

A previsão da demanda está relacionada ao cálculo das solicitações em função da quantidade de vendas. Esse prognóstico é muito importante para prevenir a ocorrência de imprevistos sobre as peças ou com relação aos processos, permitindo planos muito mais certeiros e seguros.

Além disso, essa etapa busca fornecer respostas de curto, médio e longo prazo. A primeira indica as determinações do estoque, a segunda corresponde a um plano de seis meses a dois anos e, por fim, a última indica uma preparação de cinco anos ou mais, geralmente sujeita à ampliação da capacidade de produção, alteração na linha de produtos e até mesmo o desenvolvimento de novos itens.

Planejamento da capacidade de produção

Após o processo de previsão da demanda é muito mais fácil antever qual a capacidade necessária a médio e longo prazo. Sendo assim, esse delineamento é fundamental para que novas aquisições de equipamentos e matérias-primas sejam possíveis, ou até mesmo reduções que não podem ser executadas em intervalos de curto período.

Planejamento agregado da produção

Baseia-se no projeto de médio e longo prazo para estimar os níveis de criação e estoque necessários nessas etapas. O período pode durar de seis a 24 meses, sempre considerando o tipo e o tamanho dos produtos fabricados.

Outros fatores que podem ser levados em consideração são as demissões de colaboradores ou a contratação de novos profissionais para a fabricação, novas rotinas logísticas, horas extras, entre outros aspectos. Para executar o plano não são utilizados os produtos de uma forma individual, mas sim os itens que apresentam categorias semelhantes, facilitando o processo de programação das próximas atividades.

Planejamento mestre da produção

Essa programação também é conhecida como PMP, definindo a programação de curto prazo. Essa ação serve para direcionar os recursos, equipamentos e matérias-primas em função da demanda de um período característico.

Por isso, essa etapa é executada de forma específica e detalhada, pois não há uma previsão incerta da mesma forma que ocorre na etapa de planejamento agregado a produção. Sendo assim, todos os pedidos abertos e de compras são aprofundados para a extração de informações completas.

Planejamento de materiais

Com as informações das necessidades detalhadas no plano mestre e no controle de estoque fixo é possível programar o volume de compra de cada item para atender às demandas fabris. Além do mais, esse plano está vinculado diretamente com a gestão dos estoques, sempre detalhando quais produtos acabaram, os que estão em fase final e quais são as próximas demandas.

Essa etapa busca reduzir ao máximo o volume do estoque, aumentando o capital de giro e eliminando diversas ações de armazenamento, transporte e preocupações com o prazo de validade. Por isso, a definição de materiais permite diminuir custos e aumentar a gestão desses itens.

Planejamento e controle da capacidade

Por fim, é necessário planejar a capacidade da fábrica e determinar o tempo gasto na fabricação de uma determinada quantidade de produtos. Essa programação identifica os gargalos, organiza a execução de curto prazo, estima os principais limites de entrega e facilita o delineamento futuro em função dos dados coletados.

Por sua vez, a parte de controle acompanha a capacidade produtiva em função do atingimento ou não dos objetivos iniciais. Além disso, são verificadas as necessidades de adaptação nas previsões finais e de correção de possíveis problemas que venham a prejudicar os resultados da companhia.

Como visto, o planejamento e controle da produção é uma ferramenta para programar e verificar as melhores alternativas para o uso dos recursos. Essa atividade resulta na diminuição de custos e na otimização da utilização de matérias-primas e do tempo de fabricação. Além disso, todo esse processo permite o controle dos resultados e fornece dados suficientes para a proposição de mudanças quando necessário.

Você gostou do nosso conteúdo sobre a importância do planejamento e controle da produção nas atividades das empresas? Então continue conosco e veja quais são as vantagens de fazer uma manutenção preventiva de qualidade!

Comentários