Epis

Do termo Ocularium ao EPI de Proteção: Os Óculos de Segurança são Essenciais para sua Visão

óculos de segurança

Ver, enxergar, visualizar, vislumbrar: o encantamento das cores e de tudo ao redor que a visão pode proporcionar é um dos sentidos mais extraordinários, onde em muitas situações ajudam aguçar outros sentidos, como o paladar e o olfato.

Garantir vida longa e saudável para a nossa visão depende de alguns hábitos e cuidados importantes que devem ser incorporados em nosso dia a dia.

No caso dos profissionais que trabalham em indústrias, mineradoras, metalúrgicas, fundições, entre outros, os Óculos de Proteção são um EPI (Equipamento de Proteção Individual) de uso obrigatório para preservar a saúde da visão.

O Surgimento dos Óculos

A palavra óculos é derivada do termo ocularium, proveniente da Antiguidade Clássica. Esse termo era utilizado para designar os orifícios feitos nas armaduras das cabeças dos soldados para que os mesmos pudessem enxergar. No entanto, a primeira referência histórica sobre a existência dos óculos está assinalada nos textos do filósofo chinês Confúcio, 500 a.C.

Mas, a verdadeira comprovação do uso dos óculos surgiu somente no século XIII, durante a primeira viagem do navegador italiano Marco Polo ao Oriente, e mesmo assim, historiadores acreditam que a fabricação de lentes começou antes mesmo do descobrimento do primeiro par de óculos, em Nüremberg, Alemanha.

A Conscientização sobre o Uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)

Com o advento da Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra no século XVIII, houve um grande crescimento de indústrias metalúrgicas, mineradoras e fundições.

Ainda na Europa, logo após o período da Primeira Guerra Mundial, evidenciou-se um crescimento drástico de acidentes no ambiente de trabalho, incentivando a elaboração de medidas preventivas e de proteção para os trabalhadores das indústrias. Começa então a surgir a obrigatoriedade dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

Aqui no Brasil, a evolução no uso dos EPI’s foi um pouco mais lenta. O tema segurança no trabalho começou a ser levado mais a sério em meados dos anos 60, quando a preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho crescia. Na época, o Governo brasileiro iniciou gestões com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), com a finalidade de promover estudos e avaliações do problema e apontar soluções que pudessem alterar esse quadro.

No ano de 1966, durante o Congresso Nacional de Prevenção de Acidentes, realizado em São Paulo, foi oficializada a criação da FUNDACENTRO que trabalha até os dias atuais na prevenção e redução dos acidentes de trabalho.

E, finalmente em 1978, foram aprovadas as Normas Regulamentadoras de Segurança no Trabalhos, conhecidas como NRs, nas quais consistem em obrigações, direitos e deveres a serem cumpridos por empregadores e trabalhadores com o objetivo de garantir trabalho seguro e sadio, prevenindo a ocorrência de doenças e acidentes de trabalho.

Os Óculos de Proteção na Prevenção de Acidentes

Após a criação das Normas Regulamentadoras (NRs) em 1978, nasceu a NR-6 responsável pela regulamentação dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e que conferem segurança para o usuário quando estiverem exercendo as suas funções em um seu ambiente de trabalho.

A NR-6 estipula que Óculos de Proteção devem proteger os olhos contra os impactos de partículas volantes; luminosidade intensa; radiação ultravioleta; e radiação infravermelha.

Grande parte dos acidentes que comprometem a visão poderiam ser evitados se os Óculos de Proteção fosse utilizado. Segundo dados publicados pelo Departamento de Estatísticas do Trabalho dos EUA, mais de 20.000 lesões oculares acontecem anualmente no local de trabalho e custam US$ 300 milhões ao ano em perda de produtividade, tratamento médico e compensação dos trabalhadores. Tais acidentes poderiam ser evitados com o uso do EPI mais apropriado, ou seja, os Óculos de Proteção.

Como escolher o Óculos de Proteção mais adequado

Cada Óculos de Proteção ou Óculos de Segurança possui um formato ou desenho, conformação ao rosto, material e lentes, conforme seu uso.

Os principais materiais de confecção do corpo dos óculos são nylon, PVC, vinyl, poliestireno, borracha. Para a confecção das lentes, é muito comum o uso de tela de aço inox, acetato, acrílico, policarbonato, poliestireno vidro comum ou resistente ao impacto (vidro temperado).

Para saber identificar os óculos de proteção mais adequado para o seu ambiente de trabalho, é importante identificar os riscos envolvidos em cada ambiente de trabalho (conheça aqui os tipos de riscos existentes). Feito isto, é hora de escolher aquele que será o grande protetor dos seus olhos, e protegerá sua visão contra possíveis acidentes.

Óculos de Proteção 3Moferecem a Melhor Segurança

Quando os seus olhos virem essa marca: 3M™, você literalmente pode dizer: “Uma marca vale mais do que mil palavras! ” A história da 3M já diz por si só, e no quesito segurança certamente não há o que questionar.

A 3M™ acredita que a saúde e a segurança são itens de prioridade em qualquer ambiente de trabalho, e que ao proporcionar conforto e design mais moderno é uma forma de ajudar a melhorar os requisitos regulamentares do uso dos óculos de proteção por parte do trabalhador. Desta maneira, itens como áreas de contato prolongado, clipe emborrachado no nariz e nas hastes são detalhes importantes, que trazem maior conforto.

Além disto, todos os materiais utilizados pela 3M™ são projetados com alta tecnologia e inovação, a fim de proporcionarem segurança, conforto e maior durabilidade

Encontre na Dimensional o melhor Óculos de Proteção 3M™ para você

É verdade que são inúmeros os óculos de proteção ou óculos de segurança existentes no mercado, mas, o importante é considerar os itens de segurança e confiança que uma marca oferece para você.

Conheça os benefícios de alguns, dos principais óculos de proteção fabricados pela pela 3M™ e garanta o seu modelo hoje mesmo no site da Dimensional.

óculos de segurança

óculos de segurança

      1. Modelos Fahrenheit, GG-500 e SG 2890: são os Óculos de Segurança de Ampla Visão da 3M™. Possuem tira elástica que são adaptáveis ao modelo de cada rosto, proporcionando excelente vedação e ajudando a evitar que gotículas contendo agentes biológicos adentrem nas mucosas dos olhos.
  1. Modelos Solus™ 100, 3M™ Goggle Gear Série 500 e o 3M™ SG 2890 dos Óculos de Proteção 3M™, possuem como diferencial o processo de tratamento antiembaçante chamado 3MScothgard™ que reduz a formação de gotículas de água nas lentes, criando uma película de água fina e transparente que permite que a luz passe através dela. Além de durar muito mais tempo quando se comparado aos tratamentos mais comuns, suporta muito mais lavagens do que os modelos tradicionais. Mais visibilidade durante o trabalho, menos paradas para desembraçar trazem um aumento de produtividade durante a atividade do trabalhador.

Encontre aqui os óculos de proteção ideal para os seus olhos e garanta vida longa para sua visão!

Entre em contato com um de nossos especialistas. Conheça também nossa loja online.

Comentários