Epis

Óculos de Segurança para proteção visual

Óculos de Segurança para proteção visual

O trauma ocular é o acidente evitável que mais causa cegueira no mundo, segundo artigo publicado pela Revista Brasileira de Medicina do Trabalho, sob o título Perfil do trauma ocupacional ocular em unidade de emergência oftalmológica. Sendo que 40% dos casos acometem trabalhadores das áreas de metalurgia, serralheria e mecânica.

O estudo mostra ainda que colaboradores de indústrias correm o risco de ter as vistas atingidas por aparas de metal voadoras, queimar os olhos, lesioná-los por radiação, entre outros.

Os acidentes oculares podem ser evitados ou a abrangência das lesões podem ter menores consequências com o uso de Equipamentos de Proteção Individual, especificamente para a proteção dos olhos são indicados os Óculos de Segurança.

Óculos de Segurança

Os Óculos de Proteção Visual são regulamentados pela norma técnica ANSI/ISEA Z87.1-2015, conjuntamente com a Norma Regulamentadora (NR-6) e outras que compõem a segurança do trabalhador.

Esse equipamento é fundamental para trabalhos em diversos setores, a proteção dos olhos não deve ser descartada jamais. Além de proteção, é preciso que esses equipamentos sejam confortáveis. A preocupação das indústrias não reside apenas na confecção de equipamentos eficazes quanto à segurança, mas também em relação ao conforto. EPIs desconfortáveis motivam a descontinuação do uso, mas essa desculpa não é uma justificativa aceita para colocar a saúde ocular em risco. Os óculos de segurança somente devem ser utilizados para o fim a qual se destinam.

Os óculos de segurança são utilizados para preservar o globo ocular de lesões provenientes de partículas de poeira, respingos, metais em fusão, alta ou baixa luminosidade e radiações ultravioleta (UVA e UVB), vapores químicos, riscos biológicos etc.

Uso e conservação

É sempre necessário observar a forma de uso e higienização dos óculos de acordo com as recomendações dos fabricantes. Entretanto, os óculos devem:

  • se ajustar ao rosto, sem folgas nas hastes ou que fiquem caindo da face;
  • ser usados no período previsto para o desempenho do trabalho;
  • ser colocados ou retirados sendo segurados pelas duas hastes e com as duas mãos;
  • ficar guardados em case próprio para não alargar as hastes ou riscar a lente;
  • ficar longe de fontes de calor etc;
  • realizar a limpeza com sprays próprios para a higienização ou com o produto indicado pelo fabricante, além de tecido ou papel macio etc.

Norma Regulamentadora 9

Quando se fala em proteção e segurança dos trabalhadores, tanto os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), quanto os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) são importantes na promoção da saúde dos colaboradores. Contudo, não basta fornecer os dispositivos, é preciso que o empregador implemente um amplo programa de proteção à saúde. A NR-9 institui a elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).

O PPRA preserva a saúde e integridade por meio de ações que antecipam e reconhecem os riscos ambientais existentes ou que ainda estão sujeitos a acontecer no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Utilização de EPI segundo o PPRA

A utilização de EPI no âmbito do programa deve atender às Normas Legais e Administrativas em vigor e envolver no mínimo:

  • Selecionar EPI adequado tecnicamente ao risco que expõe o trabalhador, considerando-se a eficiência necessária para o controle do risco, além do conforto ouvido o trabalhador usuário;
  • Criar programa de treinamento dos trabalhadores para instruí-los a usar corretamente o EPI, bem como orientar sobre as limitações de proteção que o EPI proporciona;
  • Estabelecer normas para fortalecer o uso, a guarda, a higienização, a conservação, a manutenção e a reposição do EPI.

Para qualquer trabalho que você necessite desenvolver, conte conosco para fornecer o EPI ideal para promover a proteção dos seus olhos. Só trabalhamos com produtos altamente confiáveis, testados em laboratórios, confortáveis e que contam com a tecnologia da 3M.

Você já havia refletido que os Óculos de Segurança também são usados para prevenção de riscos biológicos? Comente aqui!

Abraços e até logo!

Dimensional | A Sonepar Company

Comentários