Iluminação

Novas tecnologias traçam o futuro da iluminação

A revolução da iluminação foi muito rápida. Em apenas 141 anos, passamos de lâmpadas incandescentes rudimentares para iluminação LED avançada. Durante esses anos, a evolução dos sistemas de iluminação trouxe diversas soluções que tem contribuído dia a dia para a otimização dos sistemas luminotécnicos das edificações atuais.

Principais tendências para o mercado luminotécnico

Vários fatores estão contribuindo para o crescimento do setor de iluminação, dentre elas a demanda por eficiência energética e a preocupação com o meio ambiente, nas quais tem feito com que novas tecnologias, sejam embutidas na iluminação de residências e escritórios.

Dentre alguns novos componentes luminotécnicos, podemos citar os sensores de presença, que trazem como benefício a redução dos custos de energia e a manutenção, garantindo com que as luminárias funcionem somente quando necessário; sensores de luminosidade que garantem que a iluminação do perímetro seja dimerizada de acordo com a entrada e luz natural e por fim, a dimerização onde é possível adaptar a iluminância das luminárias de acordo com a luz natural do ambiente.

Mas, isto é apenas o começo. O futuro da iluminação vai muito além da demanda por eficiência energética. Conforto, praticidade e facilidade também são aspectos cada vez mais relevantes e que já fazem parte de um futuro próximo.

Conheça algumas tecnologias que estão ditando novas tendências para a iluminação:

Tecnologia DALIÉ um protocolo internacional no qual permite que equipamentos que possuam essa tecnologia, independente da marca ou procedência fabril, conversem entre si. Este sistema surgiu exatamente para flexibilizar os sistemas de iluminação, como seu próprio nome diz: Digital | Adressble | Ligth | Interface.

Para exemplificar a facilidade que essa tecnologia traz, imagine que você resolveu instalar lâmpadas de LED dimerizáveis em sua casa, e então, conversando com o departamento de projetos luminotécnicos da Dimensional DW, descobre que é possível ter o controle das lâmpadas por meio de reatores dimerizáveis do tipo DALI, onde, uma vez o sistema funcionando, você poderá fazer sua programação para controlar através de um aplicativo em seu celular. (explicamos como isso funciona a seguir).

Controle de Iluminação Via Bluetootha Internet das Coias  (IoT) tem permitido que você tenha em sua casa, escritório, ou qualquer outro tipo de estabelecimento a instalação de luminárias “inteligentes, no qual permite que você acenda ou apague as luzes através de seu próprio celular.

Como assim? Isso mesmo, é realizado a implementação de uma central de automação residencial, para isto você pode contar com a Dimensional DW, onde é possível realizar o controle do acionamento das lâmpadas instaladas pelo módulo de comunicação Bluetooth, que pode acontecer através do seu celular, computador, ou até mesmo da sua televisão, basta que estes equipamentos tenha o módulo de comunicação Bluetooth.

Novos formatos de LEDsAs lumináras LED oferecem muito mais flexibilidade de design e tem se tornado um importante diferencial, possibilitando sua utilização em espaços comerciais, públicos e residenciais.

Tecnologia KNX – KNX é uma norma internacional que estabelece um padrão mundial para instalações de automação predial e residencial e que facilita a gestão de sistemas tecnológicos automatizados e descentralizados. Dizer que um produto tem certificação KNX significa que determinado equipamento irá operar perfeitamente com produtos de diferentes fabricantes e aplicações, e que ainda irá contribuir para reduzir significativamente o consumo de energia.

 

A Evolução da Iluminação para os próximos anos será constante

Essas tendências somente evidenciam que não há mais como voltar atrás. Criar e adaptar projetos luminotécnicos para tantas inovações será um grande desafio e para isto será necessário contar com o suporte de profissionais e empresas que saibam dimensionar corretamente essas novas tecnologias e incluir essas novidades de acordo com as necessidades de cada empreendimento.

Para isto, você pode contar com a Dimensional DW e seus profissionais que são capacitados para entregar com total segurança o projeto de iluminação adequado ao que você precisa.

 

Comentários