Epis

Máscara de solda: para que serve?

Os trabalhos com solda podem atingir diretamente olhos e face. A solda lança radiação, o que causa queimaduras também em outras partes do corpo. É extremamente importante realizar atividades de soldagem com cautela. Para manter a segurança e a integridade física dos soldadores é necessário utilizar os equipamentos de proteção.

A soldagem é o processo de união mecânica de materiais metálicos e acontece por meio do aquecimento das partes para se unirem.  Ondas magnéticas são emitidas quando a soldagem é realizada por um arco elétrico aquecido. Também existe a soldagem por sistemas de aquecimento por combustão com diversos gases. Esses processos desprendem no ar fagulhas quentes, que geram muitos riscos à saúde.

Neste post vamos discorrer sobre a Máscara de Solda e para que serve. Esse equipamento é um entre outros que devem ser utilizados durante a soldagem. Leia e saiba mais sobre esse importante EPI.

Soldagem

Como descrito anteriormente, a soldagem é a união de metais ou não-metais por aquecimento. O processo de soldagem pode ser realizado por pressão ou por fusão.

Soldagem por pressão

Deformação de superfícies em contato pelo rompimento de camadas, aproximando-as por ligação química.

Sendo que no processo de soldagem por pressão pode usar ultrassom ou fricção, resistência elétrica, explosão, entre outros.

Soldagem por fusão

A soldagem por fusão é o aquecimento local da região a ser soldada, até a união solidificando o material. A soldagem por fusão comporta também soldagem MIG/MAG.

Soldagem MIG/MAG

Soldagem MIG/MAG (Metal Inert Gas/Metal Active Gas) é a mais usada nas indústrias metalúrgicas, pois solda aços, alumínio, aços inoxidáveis, cobre etc. Trata-se de transferir o metal de adição para a poça de fusão.

Máscara para o profissional soldador

A máscara para soldador protege a face, olhos, parte frontal do pescoço e a orelha da radiação derivada de solda tanto de processos a gás quanto de arco elétrico. Existem riscos ao soldador por radiação não ionizante, como fumos metálicos, acidentes comuns a demais tipos de trabalho e outros. No longo prazo, esses riscos podem se agravar tornando-se doenças pulmonares, enfermidades na pele, males oculares etc.

Por isso, a Máscara de Solda é um equipamento de proteção individual que serve para proteger soldadores do risco imediato de sofrer acidentes com projeção de fagulhas quentes na face, radiação etc.

Componentes da máscara para soldador

  • Suspensão

É um elemento da máscara cuja função é fixá-la à cabeça, formado pela carneira e coroa ajustável. O material deve ser resistente, não tóxico e não pode deformar. É preciso conter catraca giratória.

  • Corpo da máscara

É a parte que preserva a face do soldador de chamas, radiações etc. As máscaras confeccionadas em Celeron possuem visor retangular e a lente é incolor, com filtro de luz para que a radiação não atinja os olhos.

  • Lente

Lentes sem escurecimento automático – são conhecidas também como lentes passivas. São de vidro escurecido e de tonalidade fixa. Essa é a forma mais simples de lente de máscara para soldador e por longo tempo só existia ela.

Lente de escurecimento automático – é um componente da Máscara de Solda Automática. Essa lente é clara e só escurece instantaneamente apenas quando o arco de solda é acionado. É melhor que a lente não automática porque proporciona maior precisão e qualidade durante a soldagem.

A Máscara de Solda 3M Speedglas é um equipamento que aumenta a proteção do soldador e a qualidade da solda.

Para realizar atividades de solda com segurança, lembre-se sempre da importância de usar a Máscara de Solda. Além dos equipamentos de proteção, o soldador deve realizar exames diversos para checar seu estado de saúde.

Em caso de dúvidas, consulte-nos. Nossa equipe pode ajudar você a escolher a máscara mais adequada para o tipo de trabalho que for desenvolver.

Ah! Queremos ouvir você, comente aqui sobre suas experiências com esse EPI ou sobre esse conteúdo.

Até logo!

Dimensional | A Sonepar Company

Comentários