Automação

LPR: o que é isto e como pode agregar nos seus projetos?

lpr

Você já deve ter ouvido falar em LPR, um sistema de reconhecimento de placa de veículos. A tecnologia tem sido fortemente utilizada por estacionamentos, condomínios, hotéis, vias públicas urbanas e rodovias, entre outros.

Neste post, você vai entender como funciona o LPR e como, além de completar, pode ampliar o alcance de seus projetos de segurança na gestão do negócio ou na proteção patrimonial e pessoal. A tecnologia possui diversas possibilidades, assim como modelos de equipamentos mais adequados a cada situação.

Continue a leitura e descubra agora como um sistema de LPR pode agregar valor aos seus projetos.

O que é LPR?

LPR é a sigla para License Plate Recognition ou Reconhecimento de Placas de Veículos. Trata-se de um sistema de captura de imagem e reconhecimento da placa de veículos que transitam no seu campo de visada, geralmente o ponto de acesso à área que se quer controlar.

A tecnologia empregada consiste na utilização de recursos OCR (Optical Character Recognition ou Reconhecimento Óptico de Caracteres). OCR permite que o sistema seja adotado nos mais diversos projetos, como condomínios, estacionamentos e pátios de empresas.

Por sua vez, o reconhecimento pode ser feito com o veículo parado em um ponto de acesso, por exemplo, ou em movimento. Esta última possibilidade viabiliza sua utilização em vias públicas durante a passagem dos veículos por ruas ou rodovias.

Como funciona a leitura de placas?

De modo geral, as câmeras estrategicamente instaladas capturam a imagem da placa do veículo e a encaminham para um Switch. Este, por sua vez, distribui a informação para o servidor LPR e para a estação de monitoramento onde pode ser visualizada em tempo real.

A informação recebida é comparada com um banco de dados que poderá ou não reconhecer o veículo. Assim, em se tratando de controle de acesso, como no caso de pessoas, a liberação se dará apenas para o caso de placas cadastradas no sistema.

Para esse fim, no entanto, as câmeras precisam ter uma resolução adequada aos parâmetros do projeto, em conformidade com as necessidades locais. Ainda que algumas câmeras analógicas possam ser utilizadas em determinadas situações, atualmente a preferência recai sobre câmeras IP, em razão das melhores resoluções que oferecem.

Resoluções Full HD, correspondentes a 2 MP, costumam ser suficientes para grande parte dos projetos. Nesse sentido, tudo vai depender do alcance e das condições locais de sua aplicação.

Há, ainda, um aspecto importante referente às câmeras para melhor performance do sistema, que é a utilização de lente varifocal para o reconhecimento. Essa capacidade de variar o foco em função da distância do objeto é o que se conhece popularmente por zoom.

Quais os principais benefícios para os projetos de segurança?

O sistema de reconhecimento de placas, assim como sistemas de reconhecimento facial, incorpora aos projetos de segurança um significativo elenco de benefícios, alguns indisponíveis sem a sua implantação. A seguir, relacionamos as principais vantagens de sua adoção:

  • controla o acesso de veículos por autorização anterior;
  • identifica a passagem de veículo suspeito em via pública;
  • constrói e alimenta banco de dados de veículos usuários ou rotineiros;
  • é acionado de modo automatizado;
  • permite visualização e impressão, se necessária;
  • permite integração com o sistema de segurança existente;
  • oferece integração com bancos de dados internos e externos;
  • permite emissão de relatório de veículos considerados suspeitos;
  • aprimora as estatísticas de acesso;
  • facilita a realização de auditorias de segurança.

Como otimizar a performance das câmeras?

Alguns aspectos do sistema são essenciais para que as câmeras de reconhecimento de placa consigam apresentar sua melhor performance. Veja dicas importantes a seguir e pontos que merecem uma atenção especial e que podem requerer serviços especializados.

Posicionamento da câmera em relação ao veículo

A posição mais adequada de uma câmera para se obter a melhor imagem da placa deve ser a mais frontal possível. Para isso, leve em conta variações angulares de até 30º tanto na horizontal como na vertical.

Assim, por exemplo, uma câmera instalada no alto de um poste à margem da faixa de rolagem deverá estar um pouco inclinada para baixo (até 30º), em direção à placa. Da mesma forma, deverá estar também com uma derivação horizontal (até 30º) em direção à parte mais central da pista.

Ajuste do foco para a região da placa

Uma vez instalada a câmera, deve-se promover um ajuste no foco considerando-se o ponto onde estaria a placa do veículo no momento que atingisse o local de registro da imagem. Para esse fim, quanto maior a resolução do equipamento, melhor a imagem obtida ao final do processo.

Ao utilizar câmera varifocal, o ajuste é bem mais fácil de ser obtido. Nesse caso, define-se o zoom de aproximação que se deseja, tomando como referência a mesma posição em que estaria a placa do veículo ao passar.

Configuração da câmera para a imagem

Boa parte das câmeras possui configuração automática. Se não for o caso, ou para um desempenho mais aprimorado, podem ser configurados outros parâmetros da câmera. Para isso, considere, entre outras, as seguintes variáveis conforme a capacidade de cada equipamento:

  • resolução;
  • compressão;
  • modo de captura;
  • brilho;
  • nitidez;
  • contraste;
  • balanço de branco;
  • tempo de exposição;
  • velocidade do obturador.

Além desses, alguns aspectos mostrados a seguir merecem também uma atenção para se obter os melhores resultados.

  1. Em algumas situações, poderá ser necessário fazer uso de 2 câmeras para uma melhor captura de imagem;
  2. A desativação dos parâmetros data e hora da câmera pode ser necessária para não interferir na leitura;
  3. Obter imagem da placa traseira do veículo evita a interferência dos faróis na lente quando estiverem acionados (existem filtros para reduzir essa interferência).

Como encontrar a câmera mais adequada para seu projeto?

Para obtenção da câmera mais adequada ao seu projeto de reconhecimento de placa, considere os produtos da Dimensional. Leve em conta que, além da qualidade dos equipamentos que oferece, dispõe do menor prazo de entrega, assim como de profissionais capacitados e experientes.

Como se viu, ao optar pelo LPR para compor um projeto de segurança, reforça-se significativamente as ações de controle, impedindo o acesso desautorizado e registrando a passagem de veículos suspeitos ou desautorizados.

Descubra agora como obter tudo o que você precisa em equipamentos e serviços na loja da Dimensional.

Comentários