Epis

Equipamento conjugado para proteção de queda deve ser do mesmo fabricante?

Para trabalhos em altura, não há dúvida de que os Equipamentos de Proteção, tanto Individual quanto Coletiva, são indispensáveis. É inadmissível pensar em executar qualquer atividade acima de dois metros do nível inferior sem a utilização dos devidos dispositivos de segurança.

Entre os Equipamentos de Proteção Individual destacamos neste post o trio: Talabarte, Cinto Paraquedista e Trava-Quedas! Esses dispositivos devem ser do mesmo fabricante. Juntos se complementam e promovem maior segurança ao trabalhador.

A NR-6 os trata como equipamento conjugado, ou seja, que é usado contra um ou mais riscos que possam acontecer ao mesmo tempo. Saiba mais agora!

Talabarte, Cinto Paraquedista e Trava-Quedas

Cada um desses equipamentos é único, contudo são usados em conjunto para que a proteção do trabalhador seja eficiente quando uma atividade é realizada em altura a partir de 2 metros do solo; e para proporcionar melhor desempenho das tarefas.

O Talabarte Simples é usado para trabalhos em que sejam necessários realizar poucos deslocamentos a partir do ponto de fixação do talabarte e tem tamanho limitado. Já o Talabarte Duplo é apropriado para o uso quando é preciso executar movimentos em que o risco de queda seja maior que o comprimento do talabarte.

Trava-queda de proteção localizada é um dos tipos de trava-queda retrátil simples e leve. Só deve ser utilizado quando o deslocamento em relação ao ponto de ancoragem for curto. Em caso de já ter retido uma queda, deve ser descartado, ou seja, em hipótese alguma deve ser reutilizado.

Trava-queda retrátil para uso geral é o tipo mais forte porque possui cabo de aço. Ele proporciona ao trabalhador mais liberdade para movimentar-se horizontalmente.

O trava-queda retrátil resgatador é bem robusto e sua durabilidade é maior que os demais apresentados. Sua principal diferença é que só deve ser usado quando o usuário está em situação emergencial, não serve, portanto, para a movimentação.

O Cinto Paraquedista é um equipamento que atende às normas da NR-35 e o trabalhador fica seguramente fixo em um ponto de sustentação para realizar seu trabalho, assim mantém-se protegido contra quedas. A ABNT NBR 15836 também estabelece as regras relativas ao cinto paraquedista.

Capacitação e Treinamento

Faz parte da segurança, conhecer as medidas proteção, normas técnicas e suas especificações, realizar treinamentos e obter o máximo de conhecimento possível.

A NR-35 determina que o empregador deve promover programa de capacitação dos trabalhadores que realizarem trabalho em altura.

Segundo a norma, pode-se considerar capacitado para trabalhar em altura quem realizou treinamento e obteve aprovação tanto no curso teórico quanto prático. Sendo que o curso deve obrigatoriamente abordar:

  • normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura;
  • análise de risco e condições impeditivas;
  • riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle;
  • sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva;
  • equipamentos de Proteção Individual para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso;
  • acidentes típicos em trabalhos em altura;
  • conduta em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

Com relação à periodicidade de treinamento, é preciso que seja bienal ou na ocorrência das seguintes situações:

  • alteração nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
  • qualquer situação que indique a necessidade de novo treinamento;
  • retorno de afastamento ao trabalho por período superior a noventa dias;
  • mudança de empresa.

Não se esqueça de que para trabalho em altura o talabarte, cinto paraquedista e trava-quedas são equipamentos conjugados e devem ser adquiridos do mesmo fabricante. Se você quer saber mais sobre esses e outros equipamentos de proteção para trabalho em altura, fale conosco! Temos os melhores dispositivos para manter a sua segurança e preservar a sua saúde.

Você tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe conosco! É sempre muito bom ouvir você, afinal, nossos conteúdos são produzidos para ampliar o seu conhecimento e sanar suas dúvidas. Estamos aqui à disposição.

Até logo!

Dimensional | A Sonepar Company

Comentários