Epis

Conheça os principais EPIs para soldador

EPIs para soldador

O uso de equipamentos de proteção individual é fundamental para a garantia da segurança do profissional durante uma série de atividades no ambiente de trabalho. No processo de soldagem, não é diferente. Existem variados riscos aos quais esses profissionais estão sujeitos e, por isso, é necessária a devida atenção ao assunto.

O uso dos EPIs incorretos ou a falta do uso deles pode acarretar em diversos problemas ao colaborador, tais como danos no aparelho visual e queimaduras. Portanto, o uso desses equipamentos é fundamental para assegurar o bem-estar e a saúde do profissional no processo de soldagem.

Neste post, ainda falaremos um pouco mais a fundo sobre os EPIs para soldador, explicando cada um deles. Boa leitura.

A importância dos EPIs para o soldador

O soldador é um dos profissionais mais requisitados dentro da área industrial. Essa é uma atividade que, desde sempre, está se expandindo e cresceu bastante, tal como os materiais e técnicas que a compõem.

Mesmo com todas essas evoluções e tecnologias que vão surgindo, esse tipo de profissional ainda se mantém em constante exposição a riscos durante a realização de seu trabalho. Isso pode ser gerado de diversas fontes, como o calor, a inalação de gases, os ruídos, a poeira etc.

A partir disso, é possível concluir que, sem o devido uso dos equipamentos de proteção individuais adequados, é praticamente impossível conciliar o trabalho com a saúde dos trabalhadores.

Também vale ressaltar que, nesse e em alguns outros casos, o uso de certos EPIs não afeta somente a segurança do profissional. Interfere, também, na eficiência de seu trabalho, gerando resultados muito melhores e aumentando sua produtividade.

8 dos principais EPIs para o soldador

Agora, falaremos um pouco mais sobre quais são esses equipamentos de proteção que se tornam tão importantes na área dos soldadores. Veja nossa lista com os mais importantes e as especificações de cada um deles.

1. Máscara de solda

A máscara de solta é, basicamente, utilizada para a garantia de proteção, assegurando que a luz muito forte não cause danos nos olhos do profissional. Também, que os materiais que forem projetados não vão contra o rosto ou os olhos do usuário.

Entre as máscaras de solda, existe tanto a manual quanto a automática. A máscara de solda manual precisa ser ajustada para escurecer o visor enquanto estiver sendo realizado o processo de soldagem. Já a automática, possibilita uma produtividade bem maior ao usuário, alterando o nível de escurecimento do visor, de acordo com a luminosidade atual.

2. Luva de Segurança

As luvas de segurança têm como objetivo principal proteger as mãos do soldador, proporcionando um trabalho mais seguro. O tipo mais comum é a luva de vaqueta ou raspa. Elas mantêm o usuário seguro contra todos os agentes abrasivos, escoriantes, cortes, perfurações, solda e outros.

Existem inúmeros modelos de luvas de segurança, que são específicas para soldas de temperatura mais elevada. Sendo assim, após ser aprovada, ela também será acompanhada de informações sobre sua resistência térmica e sobre o calor que for gerado no processo de soldagem.

3. Proteção auditiva

Outro fator que afeta muito a saúde dos soldadores são os ruídos de alta intensidade durante todo o processo de soldagem. Para isso, os protetores auriculares e os abafadores de ruído são ótimas soluções e auxiliam muito na garantia de uma proteção auditiva eficiente.

Antes de tudo, é importante entender qual o nível da exposição de ruído ao qual os colaboradores estão sendo expostos para, então, decidir qual é o equipamento mais adequado.

4. Óculos de segurança

Outro EPI para soldador que merece atenção é o óculos de proteção, também responsável por proteger os olhos do profissional contra possíveis riscos. Entre eles, estilhaços de materiais, fagulhas, faíscas e outros perigos que podem surgir durante o processo de soldagem e que podem acabar afetando os olhos do profissional.

5. Avental

Os aventais são utilizados com o intuito de proteger, mais especificamente, o corpo do usuário contra detritos e respingos gerados pelo processo. O uso desse EPI também pode ser feito em conjunto com mangas e casacas, garantindo uma proteção ainda maior do tronco e dos braços, já que o avental fica mais responsável por proteger o peito e parte das pernas.

Quando se trata de soldas por arco elétrica, normalmente, são usados aventais e casacas de couro. Isso, por se tratar de um processo um pouco mais requintado que os demais, proporcionando alguns riscos mais específicos.

6. Máscara para fumos de solda

Ao contrário da máscara de solda, que serve para escurecer a visão e diminuir a intensidade da luz gerada durante o processo de solda, a máscara para fumos tem como função proteger o sistema respiratório do usuário. Ela impede a inalação de poeiras e gases provenientes da soldagem, que poderiam acabar gerando sérios problemas em longo prazo.

7. Botas de segurança

Também chamadas de bico de aço, as botas de segurança têm como objetivo a prevenção de possíveis acidentes que podem acontecer quando se está manuseando peças grandes ou quando existe a presença de peças no chão.

8. Toucas de algodão

Essas toucas vêm com o intuito de proteger a cabeça, as orelhas e o pescoço de respingos, faíscas e detritos, que acontecem frequentemente nos processos de soldagem. As toucas de algodão também são comumente chamadas de touca árabe.

Além das funções já citadas, ela também empenha o papel de proteger o usuário contra o calor excessivo gerado durante as atividades realizadas nos processos de soldagem.

Como dá pra ver, existe uma infinidade de equipamentos que o soldador deve usar durante suas atividades para que tenha a rotina de trabalho o mais saudável possível. Outro ponto importante é a escolha de equipamentos que sejam de qualidade, de marcas que sejam referência na área.

Quanto aos equipamentos, também é bom ressaltar a importância da manutenção, higienização e preservação de cada um deles. Praticamente todos os EPIs citados podem ser utilizados por inúmeras vezes. Porém, a manutenção é essencial para que a preservação deles seja assegurada, garantindo que estejam em perfeito funcionamento, empenhando suas respectivas funções da melhor maneira possível.

Gostou do post sobre os EPIs para soldador? Caso esteja interessado em adquirir equipamentos de uma marca de qualidade, recomendamos que confira os produtos da 3M, uma das maiores referências na área de EPIs.

Comentários