Epis

Entenda o que é Lote Econômico de Compra

Lote Econômico de Compra

Realizar compras de maneira eficiente é uma das atribuições mais importantes do comprador de qualquer empresa. É neste cenário que o lote econômico de compra se encontra.

Esse profissional precisa fazer aquisições corretas para que a organização não tenha que onerar seus serviços devido ao custo agregado em suas operações.

É na cadeia de abastecimento que os custos ficam muito evidentes e acabam gerando impactos no preço dos produtos ou serviços.

A boa gestão entre aquisição e planejamento é responsável por determinar as vantagens competitivas.

Por isso, utilizar a ferramenta chamada lote econômico de compra é uma forma de mensurar os custos que envolvem a aquisição de produtos.

Saiba mais sobre esse assunto aqui neste blogpost.

Lote Econômico de Compra

O lote econômico de compra calcula a melhor quantidade para a aquisição de materiais a serem repostos no estoque das companhias, mensurando custo de estocagem para que as compras sejam realizadas de forma exata, sem que sejam comprados mais materiais do que o necessário para a realização do trabalho em um determinado período.

Nessa forma de mensurar a quantidade, a intenção é que os materiais adquiridos sejam os mínimos possíveis para atender as necessidades no tempo exato em que foi planejado o lote econômico de compra.

Ou seja, o que impera é o aproveitamento total dos materiais e menos desperdício, menos acúmulo de insumos parados no estoque e ocupando o espaço de outros.

Realizar o planejamento com tempo determinado e abastecer o estoque para que nada fique parado parece ser uma tarefa muito complicada, porém a experiência, conhecimento da empresa, dos setores requisitantes, do tipo de material solicitado, do mercado em que a empresa atua, dos fornecedores etc levará o comprador a um patamar de atuação diferenciada e reconhecida por muitos.

Os compradores que entendem a importância do lote econômico de compra tem em mãos uma das mais sofisticadas ferramentas para definir a adequada quantidade de materiais a serem adquiridos ou repostos no estoque.

Lote Econômico de Compra e a Estocagem

O lote econômico de compra também considera na mensuração dos produtos adquiridos para recompor o estoque outras questões, como a operacional e a financeira cujo intuito é reduzir os custos com estocagem.

Ter um estoque lotado não significa que a empresa está em vantagem. Nem sempre um estoque cheio é sinônimo de existir material para negociar com a clientela.

Dependendo da quantidade e o tipo de material parado no estoque, o cenário é de um planejamento mal realizado ou de que não houve planejamento algum.

Estocar algo que não será usado no curto prazo significa que houve um investimento inadequado, pois além de não ser usado ainda está gerando custos para ser mantido guardado.

O lote econômico de compra visa a redução de custos logísticos como um todo, a fim de proporcionar equilíbrio nas vantagens e desvantagens de se manter estoques.

Para ficar mais claro, pense no seguinte exemplo: uma empresa adquiriu Protetores Auriculares para uma demanda específica. Porém, o comprador recebeu uma proposta que se comprasse o dobro da quantidade necessária receberia 10% de desconto. A compra foi feita, mas o estoque ficou cheio e o custo para manter esses Protetores Auditivos estocados custará 10% sobre o custo da compra em geral.

Será que realmente houve vantagem na aquisição superior ao necessário? Por quanto tempo esses equipamentos de proteção individual ainda ficarão estocados?

O Que é Lote de Compra?

O lote de compra é a quantidade de material adquirida e entregue em cada aquisição de material realizada.

Quanto maior for a aquisição de um lote de compra, o custo para manter todo o material estocado também será maior, contudo menos vezes será o número de entregas, o que acaba reduzindo os custos com o pedido de compras.

Porém, como no exemplo anterior, a maior quantidade gerou custo maior porque o insumo adquirido não era de uso frequente e a compra foi realizada para atender a uma demanda extraordinária.

Outro exemplo de lote de compra é fazer aquisições menores, o que reduz o custo da estocagem, porém acaba sendo necessário que os lotes de entregas e produção sejam feitas mais vezes, o que aumenta o custo do pedido de compra.

Por isso, o planejamento é fundamental para determinar qual o tipo de lote de compra é ideal e que reduz os custos gerais.

Por isso, planeje com precisão e defina um lote de compra que leve em conta todos os custos envolvidos na compra para chegar a um custo logístico justo e viável.

Quer fazer um planejamento ideal para repor o seu estoque?

Fale conosco e saiba como podemos ajudar você.

Acesse nossa Loja Online.

Até logo!

Dimensional | A Sonepar Company

Comentários