Automação

Veja os benefícios do controle de acesso predial para a sua empresa

controle de acesso predial

O fluxo de pessoas nos estabelecimentos empresariais tende a ser intenso: além dos trabalhadores de diversos setores, as empresas costumam receber diariamente pessoas estranhas ao seu quadro de funcionários, como representantes de outras companhias e clientes.

Nesse cenário, é fundamental contar com um bom controle de acesso predial. Afinal, o acesso irrestrito às dependências da empresa pode trazer prejuízos ao negócio.

Pensando nisso, neste post, vamos explicar o que é o controle de acesso predial, como ele funciona, qual é a sua importância e quais são as vantagens que ele pode trazer para a sua empresa. Continue a leitura e confira!

O que é o controle de acesso predial?

De maneira sucinta, esse controle pode ser definido como sendo um conjunto de procedimentos adotados para monitorar, selecionar e restringir o acesso a determinadas instalações físicas apenas àqueles que têm autorização.

Assim, por meio de recursos tecnológicos integrados (por exemplo, portarias eletrônicas, reconhecimento facial, biometria, senhas etc.), os gestores conseguem monitorar o acesso às instalações da empresa, desde a entrada do prédio até a salas específicas, que armazenam informações importantes ao negócio.

Vale ressaltar que, no cenário empresarial, por exemplo, esse tipo de controle é fundamental não só para garantir a segurança dos colaboradores e dos bens materiais que guarnecem o estabelecimento, mas também para a segurança da informação e para a proteção da propriedade intelectual.

Quais são as vantagens que o controle de acesso oferece para as empresas?

Como você viu, manter um bom controle de acesso às instalações da empresa é fundamental para afastar pessoas mal-intencionadas e permitir que apenas as autorizadas possam adentrar e circular nas dependências do estabelecimento empresarial.

Com isso, os empresários e gestores obtêm inúmeros benefícios. Veja alguns deles, a seguir!

Restrição de acesso de funcionários em áreas não permitidas

Em qualquer negócio, existem informações que, em razão de sua importância, são restritas a determinados funcionários ou apenas aos gestores.

Nesse cenário, por meio de um sistema de monitoramento, a empresa consegue delimitar e controlar, de forma eficiente e célere, quais equipes e colaboradores terão acesso a determinados ambientes.

Controle eficiente de visitantes

Manter um funcionário na portaria, anotando os nomes de quem entra no prédio, está longe de ser a forma mais eficiente de monitorar a circulação de pessoas no local. Afinal, além de pouco célere, controles manuais são mais suscetíveis a erros que os automatizados.

Atualmente, os sistemas de controle de acesso contam com recursos que permitem o cadastro dos visitantes assim que eles chegam à empresa, com registro de nome, endereço, documentos pessoais e, até mesmo, fotográfico.

Além disso, esses sistemas também fazem o levantamento do tempo que o visitante permaneceu na empresa, registrando a hora exata que ele deixou o local. Com isso, é possível ter um controle efetivo de quem está no local.

Monitoramento da jornada de trabalho

Outro benefício que os sistemas de controle de acesso podem oferecer, sobretudo para o setor de Recursos Humanos, é a otimização da gestão de pessoas — por exemplo, com o controle da jornada de trabalho por meio dos registros de entrada e saída dos funcionários nas dependências da empresa.

Assim, além de economizar recursos, as empresas conseguem fazer o registro da jornada de trabalho, inclusive o controle de horas extras, de forma mais eficiente e menos suscetível a falhas humanas.

Disponibilidade em tempo integral

Em contrariedade aos procedimentos de controle de acesso realizados exclusivamente pela ação humana, os que utilizam recursos tecnológicos ficam disponíveis 24 horas por dia e podem, inclusive, ser acessados remotamente. Com isso, é possível monitorar a entrada e saída de pessoas em tempo integral, sem a necessidade de contratação de inúmeros funcionários para exercer a função.

Vale ressaltar que esses são apenas alguns dos benefícios que o controle de acesso predial pode trazer para a empresa. Ele ainda pode, por exemplo, auxiliar no controle de mercadorias que chegam e saem do estabelecimento empresarial, bem como limitar o acesso dos funcionários às áreas que possuem riscos de acidentes de trabalho.

Quais são as tecnologias utilizadas no controle de acesso predial?

Atualmente, diversas tecnologias podem ser usadas para promover um controle efetivo do fluxo de pessoas na companhia. Veja, a seguir, algumas delas.

Biometria

A biometria pode ser compreendida como uma espécie de medição biológica. Isso significa que a senha de acesso a um determinado local é delimitada a partir de uma amostra do corpo do usuário. Nessa tecnologia, os controladores biométricos são integrados às catracas e fechaduras, atuando de forma automatizada e dispensando a presença de sistemas adicionais.

Certamente, a impressão digital autenticada é a mais utilizada. Entretanto, existem outras formas de transformar uma parte do corpo em uma senha de acesso. A biometria pode, inclusive, ser divida em fisiológica (veias ou geometria da mão, impressão digital, retina, íris etc.) e comportamental (assinatura, padrão de digitação e forma de caminhar).

Reconhecimento facial

O reconhecimento facial também utiliza o corpo do usuário para fazer o controle de acesso predial. Nele, o sistema faz a leitura de características faciais (pontos nodais), como distância entre os olhos e tamanho do queixo, para criar um tipo de assinatura facial. A escolha dos aspectos analisados pode variar de acordo com a configuração do sistema, que opera a partir de um banco de dados com os rostos cadastrados.

Teclados numéricos

A utilização de tecnologias de teclados eletrônicos permite a realização do controle de acesso de forma simplificada e célere, por meio de senhas eletrônicas (alfabéticas, numéricas ou alfabéticas e numéricas). Assim, apenas após a digitalização correta da senha, o acesso é liberado.

Cartões de acesso

Os cartões de acesso, também conhecidos como credenciais, são muito utilizados nos casos em que é necessário estabelecer diferentes modalidades de acesso às dependências da empresa. A aproximação entre o cartão e o leitor libera ou nega diferentes níveis de acesso do usuário com base nos parâmetros estabelecidos pelo sistema de gerenciamento.

Como você pôde perceber, o controle de acesso predial pode trazer inúmeros benefícios para a sua empresa, garantindo não só a segurança dos colaboradores, mas também do patrimônio material e intelectual do negócio.

Vale lembrar que, com tantos recursos disponíveis no mercado, é imprescindível contar com um parceiro de confiança e que tenha toda a expertise necessária para fornecer as melhores opções para a estrutura de rede de seu negócio, como a Dimensional.

Quer saber mais sobre controle de acesso predial para a sua empresa? Entre em contato conosco — será um prazer ajudá-lo!

Comentários