Infraestrutura de Redes

O que é e quais são os benefícios da contagem de fluxo em lojas físicas?

contagem de fluxo em lojas físicas

A evolução e o desenvolvimento crescente da tecnologia vem trazendo grandes impactos em praticamente todos os setores. No mercado, isso não é diferente: a necessidade de implementar recursos tecnológicos para acompanhar as mais novas soluções para os processos dentro do seu negócio se torna cada vez maior. Desse modo, é preciso estar sempre atento em como utilizar isso da melhor forma.

A tecnologia pode ser utilizada em diversos processos dentro de de uma loja, como na análise de dados, no aprimoramento da experiência do consumidor e na integração da loja física com a on-line. Outro uso de grande importância é na contagem de fluxo em lojas físicas.

Pensando nisso, neste post, explicaremos o que é e quais são os benefícios de realizar a contagem de fluxo em lojas físicas. Boa leitura!

O que é a contagem de fluxo em lojas físicas?

Quando se trata de lojas virtuais, cada clique que um consumidor dá é arquivado, e esses dados são fundamentais para auxiliar o negócio a compreender o comportamento dos clientes. Já na loja física, você entra, circula por um corredor ou outro e saí, tendo comprado um produto ou não.

Todo o percurso feito dentro da loja pelo cliente parece estar fora do controle do comerciante, mas não é verdade. Atualmente, já existem certas tecnologias feitas especialmente para auxiliar o varejo físico no acompanhamento de cada passo dado pelos consumidores, sendo a contagem de fluxo de pessoas uma delas.

Em mercados mais desenvolvidos, como nos Estados Unidos e na Europa, essa prática já é muito comum e, agora, começa a crescer aqui no Brasil. Afinal, a contagem de fluxo é importante para não deixar o seu negócio para trás.

Sintetizando, a contagem de fluxo em lojas físicas é uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial associada a um sistema analítico de BI inteligência de negócios. Com ela, é possível analisar o seu comércio de forma aprofundada, por meio do uso de toda essa revolução tecnológica que está impactando cada vez mais o setor, com inovações como:

  • Internet das Coisas;
  • Inteligência Artificil;
  • Realidade aumentada;
  • Robótica;
  • Infraestrutura de Redes;
  • Big Data;
  • outros.

Essas tecnologias compõem a indústria 4.0, que leva essa nome por considerar que estamos vivendo a 4ª revolução industrial. Esse período está sendo marcado pela convergência do mundo da Tecnologia da Informação com a Tecnologia da Automação. Em outras palavras, é a união do mundo digital ao real.

Quais são os benefícios da contagem de fluxo de pessoas para o varejo?

Agora que já sabe o que é a contagem de fluxo, falaremos sobre os benefícios gerados por ela, para que você entenda a sua importância e os impactos que ela causa no comercio. Confira!

Quantidade de pessoas

Essa é, basicamente, a função principal da tecnologia. A contagem de fluxo de pessoas consiste em um sistema de câmeras instalado dentro da loja. Com o seu uso, é possível identificar os clientes que entram e saem da loja. Dessa forma, pode-se realizar um levantamento da quantidade, do gênero e da faixa etária de seus consumidores, em tempo real.

Além disso, a tecnologia também torna possível a identificação de quais são os picos de fluxo do comércio. Dessa forma, pode-se direcionar uma equipe de vendedores mais preparados para um determinado horário, evitando perda de vendas.

Capacidade das vitrines de atrair clientes

A tecnologia auxilia no monitoramento da vitrine da loja, checando se ela é atraente ou não para os consumidores. Isso acontece porque ela é capaz de verificar também a parte externa do estabelecimento, analisando a quantidade de pessoas que passam pela vitrine e quantas delas decidem entrar.

Dessa forma, é possível usar tais dados para procurar possíveis mudanças que impactem mais na atração de pessoas pela faixada.

Retorno dos consumidores à loja

A utilização da contagem de fluxo em lojas físicas também permite a identificação das pessoas que já visitaram o estabelecimento e retornaram. Isso é possível porque o sistema consegue identificar o celular do comprador — uma vez que cada aparelho apresenta uma identidade única — e fazer o reconhecimento por meio do aparelho.

Jornada do cliente pelo ponto de venda

Também é possível identificar as áreas frias e quentes do ponto de venda, observando o caminho que cada pessoa fez dentro do estabelecimento.

O sistema analisa os dados referentes aos locais que o cliente visita na loja e, então, consegue identificar com clareza os locais que precisam de mudanças para otimizar o tráfego — as chamadas áreas frias.

Falhas na operação

A contagem de fluxo possibilita também identificar o tempo de permanência das pessoas dentro do estabelecimento. Dessa forma, pode-se identificar algumas possíveis falhas existentes na operação, sendo uma das mais comuns a fila do caixa, quando mal organizado.

Diminuição da fila do pagamento

Certas alternativas podem ser seguidas para a finalização de uma compra, o que é uma excelente vantagem para o vendedor. Uma boa opção é a utilização da configuração do espelho interativo.

Dessa forma, é possível permitir que os clientes realizem as compras por meio de um smartphone com leitura de QR Code. Assim, pode-se diminuir as filas e o tempo de espera dentro da loja.

Comparações de informações dos compradores

A contagem de fluxo também torna possível a visualização e classificação dos dados de cada visitante por minuto, hora do dia, semana, mês ou até mesmo por ano. Também pode-se comparar as informações de cada visitante em todos os períodos ou até mesmo em estabelecimentos diferentes.

Esses dados são exportados e distribuídos para preencherem diversas planilhas e relatórios. Com todos esses materiais em mãos, a tecnologia pode fornecer auxílio nas estratégias necessárias de operações e de marketing, visando a otimização dos processos e dos resultados do negócio.

Estudar a contagem de fluxo em lojas físicas para aplicá-la em seu negócio é uma das melhores decisões a serem tomadas pensando na melhora dos resultados. Dessa forma, é possível conhecer bem a sua clientela, analisar quem sempre retorna ao estabelecimento, entender por que algumas compras não são concretizadas etc. Com essas informações, é possível definir que rumo seguir com a sua estratégia.

Gostou do nosso post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este em primeira mão!

Comentários