O que observar para escolher bons condutores elétricos?

O que observar para escolher bons condutores elétricos?


Condutores elétricos constituem o caminho que circula a energia em uma instalação. Suas características devem garantir que não ocorram escapes, perdas ou qualquer outra irregularidade que possa representar riscos ou quedas de eletricidade.

Por esse motivo, existe uma grande variedade de produtos e fornecedores que precisam ser bem selecionados antes de se fazer a aquisição do material a ser utilizado. Assim, conhecer o que há de melhor é indispensável para se garantir uma boa aplicação.

Continue a leitura e saiba o que observar para escolher bons condutores elétricos.

O impacto do condutor elétrico na instalação

A condução da eletricidade para os inúmeros locais onde ela é necessária deve ser realizada com toda segurança e eficiência. Isso significa que uma boa instalação elétrica é sempre indispensável e a falta de cuidados na sua realização representa custos extras e riscos que não deveriam existir.

Nesse sentido, a base de uma instalação elétrica de qualidade reside principalmente no material utilizado. Em especial, deve ser considerada a qualidade dos itens que serão selecionados.

O mau dimensionamento, tanto quanto a má qualidade podem comprometer toda a instalação e colocar em risco o ambiente onde foi implantada. Desse modo, a ocorrência de picos de energia ou de curtos-circuitos é capaz de danificar e até incendiar uma área feita com peças de qualidade duvidosa.

Por essa razão, escolher bons produtos oriundos de fabricantes e distribuidores reconhecidos no mercado é primordial para uma boa e segura fiação elétrica, mesmo nos casos temporários como em um canteiro de obras. Para isso, é preciso conhecer os principais aspectos que caracterizam um bom condutor.

Características de um bom condutor elétrico

Quando se faz uso de condutores para o trânsito de energia elétrica, dois aspectos essenciais devem ser considerados: a capacidade de transportar a eletricidade com um mínimo de resistência e o isolamento suficiente para que não ocorram escapes.

Sendo assim, um condutor pode ser qualificado a partir da garantia dessas duas variáveis. Com isso, podem ser conhecidas as suas principais características.

Assegura uma capacidade de condução de corrente suficiente

A capacidade de condução de corrente é uma característica regulada por norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Traduz em números o valor máximo de corrente que pode ser continuamente conduzido sem que ocorra aquecimentos além dos valores determinados.

Dessa forma, a norma NBR 5410 define que a corrente máxima que circula por um cabo elétrico deve ser igual ou inferior à sua capacidade de condução. Assegurar esse limite é uma propriedade indispensável em um item de boa qualidade.

Suporta correntes de curto-circuito

Um curto-circuito resulta da ausência de obstáculo à livre circulação de eletricidade em intensidade maior do que aquela para qual o sistema foi dosado. O resultado pode ser superaquecimento, explosões e incêndio, dependendo das condições da instalação.

Um bom condutor está dimensionado para suportar possíveis situações de curto-circuito em sua utilização. É, portanto, um quesito de segurança preventiva quanto a possíveis acidentes no sistema.

Oferece uma eficiente resistência mecânica

De maneira geral, os fios condutores precisam apresentar ductibilidade e maleabilidade adequadas a fim de oferecer uma resistência mecânica eficiente. Dessa forma, devem ser caracterizados por apresentar:

  1. boa ductibilidade, ou seja, a capacidade de se deformar sem se romper facilmente, permitindo a formação de filamentos;
  2. boa maleabilidade, capacidade de deformação sem rompimentos, porém, com a possibilidade de formar placas.

Apresenta um bom comportamento ante as condições ambientais

Condutores elétricos de qualidade devem apresentar comportamento estável diante de condições ambientais alteradas. Dessa maneira, por exemplo, em determinados circuitos, quando a temperatura se elevar, o comportamento do fio não deve se alterar.

Do mesmo modo, uma condição de curto-circuito deve ser suportada pontualmente sem a deterioração do material. Deve ser levada em conta também a resistência às situações de umidade relativa do ar elevada.

Saiba escolher um bom condutor elétrico

Esses materiais constituem a essência de qualquer instalação elétrica, seja uma grande unidade industrial, a iluminação da cidade ou pequenas unidades domésticas. Por essa razão, aspectos como durabilidade e segurança precisam estar entre os primeiros a serem considerados.

Desse modo, um aparato elétrico não deve nunca ser escolhido porque é mais barato. Veja o que considerar para escolher o melhor para o seu sistema elétrico.

Material do item

Prata, cobre, ouro e alumínio, nessa ordem, são os materiais com melhor condutividade elétrica. Normalmente, eles são produzidos com cobre, alumínio ou prata.

Além do metal que constitui a alma do fio, existe ainda uma camada isolante e pode haver outra mais externa, com a função de proteção de todo o conjunto. Todos esses materiais devem atender às especificações técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Durabilidade

Instalações elétricas, residenciais ou industriais, constituem os bastidores de uma construção, de máquinas ou de equipamentos. Quase sempre, não se encontram expostas ou visíveis e, por essa razão, deve-se ter a certeza de que têm um tempo de vida longo.

Por sua vez, a qualidade do material utilizado na confecção é indispensável por diversas razões. A principal, no entanto, é a sua durabilidade, característica que garantirá um efeito de continuidade das instalações.

Garantias de segurança

Instalações elétricas, por sua própria natureza, representam sempre situações de risco. Portanto, todo cuidado com a segurança é indispensável. Itens produzidos com material de boa qualidade, que atenda às especificações técnicas e seja durável, podem representar a garantia que se necessita em uma instalação. Nesse sentido, não se pode abrir mão da certeza de estar operando com material seguro e fornecedores certificados.

Confiança da marca

Todas as características necessárias a um bom condutor podem estar consolidadas em produtos oriundos de marcas já estabelecidas no mercado pela confiança que conquistaram.

Decididamente, fios elétricos não devem ser submetidos a experiências na hora da escolha. Por isso, considere tudo o que foi visto a respeito da importância desse componente em uma instalação e esteja seguro para optar por marcas de confiança. Essa é a melhor dica.

Dessa forma, conhecendo a importância e as características dos melhores condutores elétricos e de posse das dicas necessárias para a escolha, você está pronto para definir o mais adequado para suas instalações.

Já tinha experiência na seleção desses materiais? Descubra, então, esses produtos para o mercado de energia.

 

 

Escrito por:
Dimensional
Administrador do Blog Dimensional


Tags

Categorias

Arquivos

Deixe o seu comentário!

Os comentários estão com moderação e será liberado o mais breve possível.

* Os campos são obrigatórios. Por favor, insira suas informações no caminho certo, na área de texto principal, deixe seu texto de comentário ou responda.