Service

Veja como a solução de engenharia em acionamento com Inversores de Frequência da Dimensional ajudou uma das maiores siderúrgicas brasileiras

Centro de controle de motores

Um centro de controle de motores (CCM) é um sistema de comando de várias partidas, dispositivos de medição e controladores programáveis, que podem incluir inversores de frequência. Geralmente, são utilizados para acionar motores trifásicos de corrente alternada.

Esses sistemas têm sido muito usados em indústrias que apresentam um grande número de motores elétricos, destinados a diversos segmentos do mercado, tais como: mineração, siderurgia, alimentícia, entre outros. Nesse sentido, esses componentes possibilitam o aumento da performance dos maquinários, evitando paradas inesperadas e problemas por falta de manutenção, que comprometem todas as atividades produtivas.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para trazer o relato de um case de sucesso da Dimensional Equipamentos, em conjunto com uma grande indústria do setor siderúrgico, a partir do fornecimento de um centro de controle de motores para aumentar a eficiência e diminuir os riscos de quebra de máquinas. Acompanhe!

O que você vai aprender neste case

Este case de sucesso traz a colaboração efetiva entre a equipe técnica da Dimensional Equipamentos e os profissionais de engenharia de uma grande indústria siderúrgica de Belo Horizonte. O objetivo era buscar a melhor solução para diminuir os problemas nos maquinários do setor fabril e otimizar a atividade de laminação.

Além disso, a Dimensional trabalha com o reparo de equipamentos eletroeletrônicos e o desenvolvimento de projetos em acionamentos e automação para aumentar a eficiência do ciclo de produção de indústrias. Procurada pela siderúrgica, a empresa atuou no estudo dos indicadores técnicos para fornecer a melhor solução para melhorar a performance da produtividade, sem quebras ou paradas inesperadas que prejudicassem o rendimento.

Sobre a indústria siderúrgica

A indústria deste case de sucesso trata-se de um grande player do segmento siderúrgico, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. É a maior empresa do ramo de produção de aço e uma das maiores fornecedoras para todo o continente americano, em se tratando de aços longos, e para todo o mundo, com relação a insumos especiais.

No Brasil, essa indústria também é responsável pela produção de minério de ferro e aços longos. Essas atividades ampliam a diversificação de produtos oferecidos e intensificam a competitividade das operações no mercado.

A indústria siderúrgica em questão tem um longo histórico de parcerias com a Dimensional, mantendo um contrato corporativo de materiais elétricos e EPIs. As relações se intensificaram a partir de maio de 2017, voltando-se para a parte de serviços, em que ambas trabalharam ativamente para a solução do problema de engenharia trazido pelo cliente.

O desafio apresentado à Dimensional

A Dimensional é uma empresa que busca constantemente a atuação ativa junto ao cliente, realizando visitas técnicas comerciais intensas para acompanhar a evolução das atividades. Quando o conceito de cooperação mutua é bem afinado entre ambas as partes, as soluções são cada vez mais efetivas.

Com isso, o grande player siderúrgico entrou em contato com a Dimensional e colocou o problema que estava enfrentando. Havia indicativos de quebras de maquinários e equipamentos e a necessidade de melhorar a performance desses componentes.

A empresa atua em um segmento muito requisitado, que é o setor de laminação. De todo o ramo, talvez a área em questão seja um dos pontos mais fortes e observados. Portanto, todas as melhorias para aumentar a performance e reduzir o tempo de parada dos equipamentos são sempre muito bem-vindas.

Em uma das visitas técnicas da Dimensional, o cliente levantou a necessidade de trabalhar em um projeto com três pilares, destinados a:

  • melhorar a eficiência dos maquinários;
  • diminuir o tempo de máquina parada;
  • obter indicativos superiores quanto aos status dos equipamentos.

Dentro dessas questões apontadas, a equipe da Dimensional trabalhou em conjunto com o setor de engenharia da siderúrgica, com o objetivo de elaborar algumas propostas técnicas a serem discutidas com o cliente. Todo esse processo demanda muito tempo de escopo, que durou de agosto de 2018 até dezembro do mesmo ano, apenas com a avaliação dos equipamentos e da solução mais viável.

A solução encontrada pela equipe técnica

Em fevereiro de 2019, a siderúrgica descartou o processo para compras no mercado. Nessa etapa, a Dimensional concorreu com outras empresas e foi contemplada tanto pela parte comercial quanto pelo escopo técnico da solução proposta.

Dentro desse escopo, a Dimensional forneceu um centro de controle de motores (CCM), com oito inversores de linha SINAMICS S120, unidade de controle CU320-2, proteções e medidores Siemens, uma solução customizada para o processo de Laminação. Toda essa solução foi integrada com a rede Profinet entre os inversores e a rede Profibus-DP com o sistema de automação existente. Nesse sentido, os grandes resultados de acionamento fornecidos pelas nossas equipes tangem os principais fabricantes.

A partir disso, a equipe de projeto e soluções da Dimensional trabalhou duro, inclusive com a participação de profissionais do cliente. Todo o processo de revisão técnica e de toda a concepção de acionamento e automação foi acompanhado.

Os resultados obtidos pela siderúrgica

O impacto que envolve a atividade de diagnóstico possibilita a previsão eficiente de paradas inesperadas no sistema. Com esse processo, o manutentor consegue visualizar algumas variáveis da ação e fazer intervenções, antes mesmo da necessidade de uma manutenção corretiva, transformando-a em uma técnica preventiva mais econômica.

Assim, é possível programar melhor a produção da indústria sem que os equipamentos quebrem ou fiquem fora de operação. Quando há algum problema inesperado, todo o ciclo de atividades é interrompido a partir do efeito em cascata, o que reforça a importância do serviço de monitoramento.

Sobretudo, a Dimensional busca sempre oferecer um serviço ativo junto aos clientes, com visitas técnicas constantes e focadas em resultados. Procurada por uma grande indústria siderúrgica de Belo Horizonte, a empresa atuou no fornecimento de um centro de controle de motores com oito inversores, específico para equipamentos mais robustos. A partir disso, foi possível aumentar a performance dos maquinários e diminuir os custos de manutenção.

Você tem algum questionamento sobre a atuação da Dimensional Equipamentos envolvendo acionamento de inversores e centros de controle de motores? Então, entre em contato conosco para conhecer a nossa linha de produtos e serviços e tire todas as suas dúvidas!

Comentários