Epis

Acuracidade de Estoque

O controle do estoque nas empresas é de suma importância e vital para o sucesso da companhia em geral. Todas as instituições precisam ter controle das mercadorias que compõem o seu estoque para equilibrar as compras, a armazenagem e as entregas. Sem o devido conhecimento e controle do estoque, nenhuma empresa consegue balancear os pagamentos aos fornecedores, recebimento dos valores e entrega aos clientes.

A acuracidade diz respeito a manter as informações precisas e confiáveis sobre o estoque seja o controle realizado de forma manual ou informatizado.

Se a informação sobre o estoque não confere com o saldo físico significa que não há acuracidade.

Vamos falar mais sobre estoque e controle? Vem conosco!

Prejuízo das informações imprecisas sobre o estoque

Iniciamos este blogpost falando que o controle do estoque é importante para a companhia em geral, se falta credibilidade em relação às informações, todos os setores são prejudicados. E o motivo é simples de explicar, uma contabilização errada leva a um planejamento de compra, estoque e venda incorretos.

Imagine que uma empresa vendeu 100 unidades de Óculos de Segurança, o vendedor consultou o sistema e verificou que existia justamente a quantidade exata. O cliente pediu para entregar no mesmo dia, porém na hora de enviar os Óculos de Proteção para o transporte, o estoque físico só tinha 80 unidades. Veja quantos setores foram impactados pela falta de acuracidade no estoque.

Se o comprador da empresa cliente aceitar receber apenas 80 unidades e depois o restante, o transporte terá que ser novamente acionado, o cliente notará a falta de organização ou pensará que o vendedor fez a venda consciente de que não tinha o total do produto. Esse erro gerará muita indisposição entre os clientes internos e externos e custos extras.

Os registros errôneos de estoques geram:

  • Perda de produtividade;
  • Baixo nível de serviço;
  • Expedição demasiada, com necessidade de realizar transportes emergenciais constantemente;
  • Estoque exagerado e com sobra de materiais;
  • Falta de material;
  • Perda de vendas, entre outros.

O que ocasiona a inacuracidade?

A inacuracidade de um estoque acontece por falta de registro eficiente, um motivador é a irregularidade na realização de inventário, que é a contagem dos produtos estocados. Intervalos prolongados para realizar o inventário também favorece a falta de acuracidade. Além desses, existem outros:

  • Extrair material sem comunicação e sem registrar em sistema;
  • Registro incorreto por falta de treinamento ou material incluído por pessoas que não fazem parte do setor responsável;
  • Produtos armazenados em local diferente do registro em sistema;
  • Rotatividade de colaboradores no setor;
  • Absolescência dos produtos estocados, entre outros.

Importância do inventário

O inventário se trata da contagem de materiais de um grupo ou de todos os itens existentes no estoque para confrontar com o saldo contábil.

É comum a muitas empresas realizarem inventários gerais no fim de cada ano, com isso as companhias auditam as quantidades, verificam os saldos e os acerta.

Os inventários gerais de final de ano têm como finalidade auditar, verificar e corrigir os saldos contábeis dos produtos da empresa. Contudo, é muito mais eficiente que as companhias não realizem apenas um inventário por ano, para que haja acuracidade do estoque é necessário inventariar os produtos com frequência.

Quando o inventário é feito com intervalos pequenos, qualquer dificuldade ou erro encontrado pode ser corrigido ao longo do ano, em vez de apenas uma vez.

Existem diferentes tipos de Inventário:

  • Geral Contábil – é a contagem física dos produtos da empresa, cujo objetivo é o fechamento contábil de um período.
  • Dinâmico – contagem física quando o estoque ou endereço da armazenagem zera.
  • Rotativo – contagem física realizada frequentemente, sua frequência é pré-determinada e também é feita contagem diária.
  • Por amostragem – acontece em auditoria, apenas são contados os itens que representam uma amostra do volume total.

 

Como você realiza o controle do estoque na sua empresa? Alguma imprecisão nos registros do estoque gerou algum prejuízo? Que tal nos contar? Compartilhe conosco a sua experiência! Comente aqui.

Fale conosco para saber como podemos ajudar a sua empresa a manter o estoque sempre abastecido.

 

Até breve!

Dimensional DW | A Sonepar Company

Comentários