Epis

5 fatos para você diferenciar Acidente de Incidente de Trabalho

O incidente é um acontecimento indesejado que acomete o trabalhador que está desenvolvendo suas atividades laborais, cujas consequências não resultam em danos materiais ou lesão, mas poderiam levar a uma ocorrência grave.

Já o acidente é um evento indesejado e imprevisto, que causa lesão pessoal, perdas materiais e perdas em relação a instalações, ou seja, atinge três esferas: vida, meio ambiente e patrimônio. A Lei nº 8213, de 24 de julho de 1991 (Redação dada pela Lei Complementar nº 150, de 2015), determina acidente de trabalho no artigo 19.

Os acidentes graves são aqueles que provocam consequências à vida do trabalhador acidentado, meio ambiente e patrimônio. Os moderados atingem as três esferas, porém com agravamento inferior aos graves. O leves têm menores complicações que os outros dois, mas é um acidente e não se iguala ao incidente.

Devidamente explicado o significado de cada um dos dois eventos, saiba como diferenciá-los no dia a dia.

 

Incidente e acidente

Nenhum trabalho, atividade ou operação possui maior importância do que a vida humana, que a saúde do trabalhador e sua segurança. Portanto, o controle das condições de trabalho, das práticas e das atitudes humanas são fundamentais. Para alcançar um alto grau de cuidado e conscientização, é preciso educar os trabalhadores para que sejam capazes de distinguir um incidente de um acidente e as formas de evitá-los.

Veja alguns fatos que ajudarão você a diferenciar um acidente e um incidente:

1.    Presença e ausência de lesão

O incidente não provoca lesão, pois é considerado um “quase acidente”. Já o acidente provoca lesões que podem ou não provocar sequelas ou perdas materiais. Por exemplo, não utilizar Luva de Segurança para trabalhos que envolvam a manipulação de agentes químicos, pode levar as mãos do trabalhador a sofrer vários danos sérios, desde queimadura química a corrosão dos tecidos.

 

2.    Ocorrência com afastamento do trabalho

Os acidentes mais graves geram a necessidade do trabalhador se afastar por tempo determinado e, às vezes, indeterminado, de suas atividades laborais para se recuperar das consequência de um acidente. Por exemplo, a queda de um andaime, que cause fratura exposta afastará o trabalhador de suas tarefas até que o órgão fraturado seja recuperado. Já um tropeção, sem queda, em um pequeno objeto caído no solo pode causar uma dor leve, sem maiores problemas. Principalmente, se o pé do trabalhador estiver devidamente protegido por Bota de Segurança.

3.    Perda da vida

Acidentes gravíssimos podem levar o trabalhador a óbito. Um incidente jamais causará o falecimento de um colaborador. Por exemplo, a queda de um operário que esteja trabalhando em um andar muito alto pode custar sua vida.

4.    Doença

Um acidente pode resultar em doenças, claro que o incidente não gera nenhuma doença para o trabalhador. Por exemplo, doença originada por contaminação acidental do empregado com gases ou agentes biológicos.

5.    Dano ao patrimônio da empresa

Os acidentes podem causar danos ao patrimônio da empresa e/ou materiais e ao trabalhador. O incidente não ocasiona avaria, mas poderia causar. Por exemplo, um trabalhador com o notebook da empresa em mãos, tropeça e deixa o equipamento cair, quebrando a tela. Mesmo que o colaborador não tenha sofrido nenhum dano, houve acidente, visto que o patrimônio da empresa foi quebrado.

Chamamos a sua atenção para um importante ponto, um incidente de trabalho pode tornar-se um grave acidente se o colaborador não estiver utilizando o Equipamento de Proteção Individual (EPI) adequado à atividade. Portanto, o uso de EPI reduz a ocorrência de acidentes. Jamais coloque-se em risco, ao desempenhar atividades laborais use o EPI indicado para desenvolver a tarefa.

Você já havia pensado sobre os riscos que os trabalhadores estão expostos sob a ótica de incidente e acidente? Se desejar, comente aqui a sua experiência sobre esse tema.

Se precisar de mais informações ou caso tenha dúvidas sobre quais equipamentos de segurança protegem contra acidentes e incidentes, basta nos perguntar. Entre em contato e converse conosco.

 

Até logo!

 

Dimensional DW | A Sonepar Company

Comentários