Epis

3 dicas estratégicas para comprar melhor seus EPIs

A compra de Equipamentos de Proteção Individual requer alguns cuidados e bom senso por parte do comprador. No momento de decisão, deve-se avaliar alguns atributos da empresa que fornecerá os dispositivos como, prazo de entrega, qualidade do produto, preço, credibilidade e comprometimento do fornecedor etc.

Para comprar melhor é preciso mensurar se o preço a ser pago por determinado EPI, por exemplo, uma Bota de Segurança é apropriado à durabilidade e qualidade, que são os valores do produto. Além disso, em situações de urgência e de menor quantidade a ser adquirida, a compra do EPI pode levar a locais mais próximos, o que pode custar mais caro.

Conheça as nossas dicas para comprar melhor os EPIs de sua equipe.

1 – Planejamento do estoque

A boa compra dos EPIs depende de planejamento, a má condução dos estoques cria situações em que sobram ou faltam equipamentos. Quando há sobra de equipamento por um dimensionamento errado, eles podem perder o prazo de validade, necessitando ser descartados.

Quando faltam dispositivos, adquiri-los para sanar a emergência pode incorrer em uma compra mal sucedida em relação a preço e qualidade.

Outro problema da compra não planejada é a obtenção de um EPI de marca a qual a empresa não conhece. Por exemplo, se um ou dois colaboradores precisam de Bota de Segurança e for comprada uma marca diferente daquela que eles já usam, a numeração pode ter alguma divergência, a Botina de Segurança pode não ser confortável etc. A troca será necessária, levando mais tempo para que os EPIs cheguem aos trabalhadores.

A principal estratégia para comprar melhor os EPIs é sempre ter planejamento e realizar uma boa gestão do estoque.

2 – Preço

O preço dos EPIs é relevante, mas não deve estar acima da qualidade, que promove segurança. Comprar equipamentos avaliando apenas o seu preço é um erro que pode custar a saúde dos colaboradores.

Averigue bem o equipamento, principalmente se o preço estiver muito abaixo da média de outros de marcas diferentes.

Confirme se o EPI possui Certificado de Aprovação (CA), que é uma garantia de que o dispositivo foi devidamente testado e aprovado para uso.

O planejamento é fundamental para que o preço do produto seja atrativo, por exemplo, comprar um volume considerável para que seja feita a troca dos equipamentos que já estão em fase de descarte, bem como abastecer o estoque acaba custando menos do que adquirir apenas uma unidade.

3 – Fornecedor

A boa compra depende de boas parcerias. Se você tiver um fornecedor parceiro, suas preocupações serão menores.

Sabe aquela situação de urgência que comentamos acima? Pois é, o seu fornecedor pode solucionar o problema, ou até mesmo antecipar para que não aconteça. Alguns fornecedores têm condições de apontar quando os equipamentos que você adquiriu estão próximos de serem descartados.

Se você tiver um fornecedor parceiro terá a tranquilidade de contar com o prazo de entrega adequado. Além disso tudo, credibilidade e comprometimento são quesitos que não podem faltar em um fornecedor.

Por isso, esteja alinhado com seu parceiro de negócio, não os procure somente quando estiver com alguma urgência. Se o preço não estiver atrativo, negocie.

Tome nota

Você notou como o planejamento e a gestão de estoque é fundamental para comprar melhor os Equipamentos de Proteção? Por isso, recomendamos que você mantenha um bom planejamento e mantenha suas parcerias.

Trazendo como exemplo a Botina de Segurança, confiamos e indicamos para a Proteção dos Pés dos colaboradores as produzidas pela Marluvas, portanto para que não faltem no almoxarifado faça um bom controle e saiba sempre qual é o momento de realizar a troca dos equipamentos antigos dos colaboradores, assim você sempre terá o melhor equipamento para a sua equipe.

Se você não possui uma estratégia de planejamento, mudar a forma de trabalho pode parecer tarefa árdua no princípio, porém o resultado mostrará que você ganhará tempo, qualidade no desenvolvimento do seu trabalho e, principalmente, manterá a equipe segura. Que tal colocar em prática essas dicas? Vamos lá? Mãos à obra!

Para saber mais sobre os EPIs que distribuímos, entre em contato. Conte conosco.

 

Até breve!

Dimensional DW | A Sonepar Company

Comentários