Máscara aura: veja o que avaliar para escolher a ideal

Máscara aura: veja o que avaliar para escolher a ideal


Processos de produção industrial, desenvolvimento de veículos, geração de energia e queimadas são algumas das causas de liberação de substâncias poluentes na atmosfera que afetam diretamente a saúde humana. Por isso, o uso de uma máscara aura, por exemplo, é indispensável para os colaboradores que têm contato direto com esses agentes nocivos.

Dessa forma, o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) configura-se como uma etapa essencial das atividades desenvolvidas por uma organização. Afinal, as máscaras de proteção respiratória apresentam um papel fundamental para a preservação da integridade dos profissionais envolvidos com essas ações.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para apresentar o que é uma máscara aura, como esse item é utilizado e qual a melhor forma de escolher o equipamento ideal em função de cada atividade. Acompanhe e confira!

O que são máscaras de proteção respiratória?

Uma máscara de proteção respiratória é um EPI com a capacidade de filtrar as impurezas presentes no ar a ser inalado pelo profissional que a usa. Assim, os colaboradores têm menos riscos de contaminação, evitando o surgimento de doenças ocupacionais ou acidentes de trabalho, comprometendo sua segurança.

Sobretudo, há um tipo de equipamento de proteção respiratória de acordo com cada atividade laboral a ser executada. A maioria é descartável, podendo ser de modelos semifaciais ou inteiramente faciais. Além disso, esses itens podem ser divididos em duas classes, que são os fornecedores ou purificadores de ar.

Os estudos do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho apontam a ocorrência de um acidente de trabalho a cada 48 segundos, sendo que a cada 6 horas uma dessas ocorrências está ligada ao aparelho respiratório. Ou seja, esse EPI é um item essencial para a garantia do bem-estar dos colaboradores.

Esses acidentes geralmente ocorrem devido à ausência de uma máscara respiratória, ou ainda pelo uso inadequado desse equipamento. No entanto, é importante destacar que a responsabilidade da empresa não está apenas no fornecimento desse item, mas também em proporcionar treinamentos adequados que instruirão os profissionais a utilizar corretamente esses componentes.

Nessa condição, os colaboradores devem prevenir a ocorrência de acidentes, a partir do uso adequado dos equipamentos de segurança e da manutenção do estado ideal de seus componentes. Essa proteção se estende à exposição de gases, vapores, poeiras, fumaças, ambientes com pouco oxigênio, entre outras condições, que causam desde problemas respiratórios até doenças pulmonares.

O que é a máscara aura?

A máscara aura é um tipo de equipamento de proteção que consiste de um respirador semifacial descartável, protegendo o colaborador da inalação de diversas partículas, além de gases com baixas concentrações ou vapores orgânicos.

Dessa forma, esse modelo cobre o nariz e a boca do profissional, sendo necessário o ajuste e uso adequado do item. Após a saturação ou a deformação do equipamento, ele é descartado e substituído por outro.

Sobretudo, esse respirador é composto por três camadas, que podem ser descritas da seguinte maneira:

  1. parte interna: responsável pela sustentação, feita de um não-tecido em fibras sintéticas;
  2. meio filtrante: composto de microfibras que são tratadas eletrostaticamente;
  3. parte externa: confeccionada em um não-tecido, responsável pela proteção do meio filtrante, evitando que as fibras se soltem.

A partir dessa composição, o conjunto em formato dobrável é constituído por três painéis, havendo a incorporação de duas bandas de elástico, um grampo de ajuste nasal para posicionar adequadamente o acessório na face do usuário, além de uma tira de espuma.

Onde a máscara aura deve ser utilizada?

A necessidade de utilização de uma máscara aura se deve a partir da definição de qual modelo é o mais adequado para cada tipo de exposição, considerando as condições do ambiente de trabalho e das circunstâncias hostis. Desse modo, é possível determinar qual o fator requerido para o respirador escolhido.

O cálculo para determinar o fator da máscara leva em conta parâmetros como a concentração do agente contaminante no local onde o serviço será executado e o limite de tolerância da exposição. Dessa forma, a escolha do modelo ideal se dá a partir dos seguintes critérios:

  1. PFF1: capaz de proteger as vias respiratórias contra poeiras e névoas;
  2. PFF2: proporciona a filtragem de agentes como poeiras, névoas e fumos;
  3. PFF3: proteção avançada contra partículas tóxicas finas e radionuclídeos.

A máscara aura, por ser um modelo descartável, não necessita de manutenção, apresenta um grande poder de proteção e usa mantas e tecidos sintéticos filtrantes. É possível encontrar esses respiradores voltados para fatores de segurança mínimos até os volumes máximos indicados.

Como escolher a máscara aura ideal?

Inicialmente, é muito importante que a proteção se adeque aos diversos tipos de rostos, ou seja, que garanta o formato anatômico da face, sendo maleável e ajustável. Se as partículas passarem pelas folgas do equipamento, ele será ineficiente.

Outro ponto fundamental é a determinação do filtro, responsável pelo impedimento da passagem das substâncias nocivas e preservação do usuário de doenças típicas de ambientes insalubres. Além disso, é importante determinar o tempo de uso do equipamento de acordo com a atividade laboral desenvolvida.

Dessa forma, cada respirador tem um tempo de vida útil que vai depender da frequência com que é utilizado. É fundamental que o profissional esteja atento às especificações do equipamento, pois existem situações em que ele continua utilizando a peça sem que ela esteja funcionando efetivamente.

Os fatores de proteção levam em consideração os valores de concentração de exposição, ou seja, é determinada a substância nociva e qual a sua acumulação no ambiente de trabalho, especificando eficazmente o respirador a ser utilizado.

Como a Dimensional pode ajudar na escolha desse equipamento?

A Dimensional trabalha com uma linha de produtos especializados, atuando em parceria com grandes nomes do segmento, como é o caso da indústria 3M. Essa empresa é uma das mais inovadoras do mundo e produz itens com alta qualidade e certificações de desempenho.

A empresa é a uma referência no segmento de tecnologia e inovação, detentora de mais de 40 mil patentes, produzindo desde curativos até películas de proteção de vidros. A companhia estimula constantemente seus colaboradores a buscarem na ciência a solução para os principais problemas.

Linhas

Dessa forma, a 3M conta com uma linha completa de respiradores descartáveis do tipo aura, sendo compreendidos pelos modelos 9310+BR, 9312+BR, 9320+BR, 9322+BR e 9332+BR. Esses equipamentos incluem todos os fatores de exposição de risco apresentados anteriormente, desde os mais brandos até os mais agressivos.

Praticidade de uso

Além disso, alguns modelos dispõem de uma válvula de exalação, que facilita a respiração do usuário a partir da redução da temperatura e da umidade interna do respirador. As tiras de elástico apresentam cores diferentes para a identificação do tipo de filtro utilizado, o que promove o controle de uso dos profissionais.

É possível destacar também que a máscara aura da 3M conta com um sistema antiembaçante, o que evita que os óculos de segurança fiquem embaçados durante a realização das atividades. Vale apontar que todos os produtos são testados de acordo com a normativa NBR 13.698, seguindo as diretrizes do ministério do trabalho e emprego.

Como visto, a máscara aura é um equipamento de proteção respiratória semifacial imprescindível para a execução de qualquer serviço que exponha o profissional a agentes nocivos no ambiente. A escolha ideal desses itens envolve o tipo de elemento filtrante necessário, de acordo com a atividade laboral desenvolvida. A Dimensional trabalha com a linha de produtos da 3M, uma fabricante de renome no segmento.

Gostou deste post? Então continue conosco e conheça a nossa linha de produtos de proteção respiratória!

 

 

Escrito por:
Dimensional
Administrador do Blog Dimensional


Tags

Categorias

Arquivos

Deixe o seu comentário!

Os comentários estão com moderação e será liberado o mais breve possível.

* Os campos são obrigatórios. Por favor, insira suas informações no caminho certo, na área de texto principal, deixe seu texto de comentário ou responda.