Conheça cinco maneiras de estimular o uso dos protetores auditivos

Conheça cinco maneiras de estimular o uso dos protetores auditivos


Boa parte da perda auditiva de um indivíduo está relacionada com a grande exposição a ruídos, seja nos momentos de lazer ou no ambiente de trabalho. A não utilização de uma proteção auditiva adequada ou compatível com o usuário, seja por motivos anatômicos ou por outros equipamentos utilizados; o uso ou a colocação de incorreta do protetor, podem trazer sérios danos ao trabalhador.

Dessa forma, para evitar graves problemas de audição, é preciso tomar cuidado para que os protetores sejam utilizados o tempo todo e corretamente. Veja as cinco dicas mais importantes para proteger-se:   

  1. Vedação: Todos os protetores auditivos têm a obrigação de vedar. Se ele não estiver vedando, não está protegendo. O protetor de inserção veda o canal auditivo. Já o tipo concha, desempenha a sua função na lateral da cabeça, ao redor das orelhas. A anatomia e a colocação correta são fatores importantes a serem considerados. O modelo, o tamanho e o formato do protetor deve ser adequado para cada usuário.
  2. Compatibilidade com outros equipamentos: A atenuação, principalmente nos protetores tipo concha, podem sofrer interferência de outros equipamentos como bonés, óculos e toucas. É preciso evitar ou diminuir ao máximo essa interferência.
  3. Conscientização: Um funcionário que tem consciência dos riscos e dos males à saúde que a proteção inadequada causa, se protege melhor. É importante fazer treinamentos frequentes sobre como os trabalhadores devem utilizar, cuidar e manter os protetores auditivos.
  4. Conforto: O melhor tipo de protetor auditivo é aquele que se adapta ao funcionário e às suas atividades, gera menos desconforto e tem um menor risco de ter o seu uso omitido. É interessante que o próprio trabalhador possa escolher o protetor que ele sinta mais conforto e proteção para realizar as suas tarefas.
  5. Comunicação: Muitas vezes, a dificuldade para comunicar-se com outros colegas, ouvir o rádio e o celular devido ao ambiente barulhento, faz com que muitos trabalhadores prefiram não utilizar os protetores auditivos. É importante ressaltar que há protetores que, além de proteger a audição, se conectam a alguns dispositivos móveis permitindo assim que os funcionários possam se comunicar sem abandonar a proteção.

 

 

Escrito por:
Admin


Tags

Categorias

Arquivos

Deixe o seu comentário!

Os comentários estão com moderação e será liberado o mais breve possível.

* Os campos são obrigatórios. Por favor, insira suas informações no caminho certo, na área de texto principal, deixe seu texto de comentário ou responda.